Neco participa de Congresso da Central Sindical Italiana, em Roma
por Gabriella Oliveira | Presidente está representando a Força Sindical Nacional juntamente com uma delegação.
Sindicalistas da Força Sindical participam nos dias 19,20 e 21 em Roma, na Itália, do XVI Congresso da UIL (Unione Italiana Del Lavoro), central sindical italiana. "Temos uma relação e parceria histórica com a UIL. Vamos continuar fortalecendo a solidariedade sindical global", diz Nilton Souza Silva, Neco, secretário Internacional da Força Sindical e Presidente do Sindec-POA.
O Congresso conta com cerca de 1500 participantes entre delegados e convidados e delegações internacionais representando 46 países.
Sergio Luiz Leite, Serginho, 1º Secretário da FS e presidente da Fequimfar, "esse congresso, logo após o L20 e G20, é um dos eventos mais importantes, considerando os desafios de fortalecer as economias globais, enfrentar a crise mundial e estabelecer que gerar empregos decentes e salários devam fazer parte central das políticas econômicas".
Neuza Barbosa de Lima, 2º secretária de Emprego e Qualificação Profissional da Força Sindical e secretária Internacional da Fetiasp (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do ESP), destacou as diversas parcerias da Central com a UIL na área de saúde e educação.
Para Danilo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical-SP, a Central precisa aprofundar o intercâmbio setorial dentre as categorias das duas entidades.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.