Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Neco leva abraço dos comerciários aos trabalhadores da construção civil no Dia do Trabalhador
por Jousi Quevedo | Festa realizada em Guaíba contou com a presença do presidente Nilton Neco e do secretário Geral Clàudio Janta, presidente da Força Sindical-RS.
Festa realizada em Guaíba contou com a presença do presidente Nilton Neco e do secretário geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, presidente da Força Sindical-RS.
Em Guaíba os trabalhadores também comemoraram o 1º de maio com festa e confraternização. Promovido pelo Sindicivil, o tradicional almoço do Dia do Trabalhador lotou o CTG Darci Fagundes, promovendo shows de música nativista e também sorteios de brindes para os trabalhadores.
O presidente do Sindicato, Campeão Vargas, comentou a realização de mais esta edição do evento em parceria com a Força Sindical: "Já fazemos esta festa há mais de 15 anos, e hoje a parceria com a Força, no comando do Claudio Janta, que representa os trabalhadores da base, engrandece muito o compromisso que temos de não perder nossas origens e nossa responsabilidade". O trabalho do presidente do Sindec, Nilton Neco, na executiva nacional da central também foi destacado por Vargas: "Neco secretário internacional da Força fortalece o nosso trabalho", afirmou.
Prestigiando o evento, o presidente do Sindec parabenizou os trabalhadores, resgatando o significado histórico da data. "Todos os trabalhadores, tanto comerciários, quanto da construção civil, estão de parabéns neste dia, que é tão importante para nós porque lembramos dos nossos mártires, desde Chicago, mas também lembramos das nossas lideranças vivas, que estão lutando hoje por uma vida melhor para o trabalhador e um mundo melhor para todos nós", ressaltou Neco.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.