Não vamos desistir da nossa luta
Gabriella Oliveira

Artigo do presidente do Sindec-POA, Nilton Neco

Às vésperas da Greve Geral convocada pelas Centrais Sindicais, a Câmara dos Deputados aprovou, por 296 votos favoráveis e 177 contrários, a Reforma Trabalhista, acabando por destruir direitos e conquistas históricas dos trabalhadores.

O texto, que deve seguir para o Senado, prevê mudanças totalmente prejudiciais, como por exemplo, a jornada intermitente, ou seja, o trabalhador terá que ficar à disposição da empresa que poderá chamá-lo para trabalhar em dias e horas alternados e quando quiser. Nunca saberá de fato quanto ganhará ao final do mês, pois só vai receber pelas horas trabalhadas.

O intervalo para almoço passa a ser somente de meia hora. As férias poderão ser fracionadas em três períodos. Passa a existir a dispensa “por acordo”, em que o empregado receberá metade do aviso prévio e da multa do FGTS, saca 80% do FGTS, e não tem direito ao seguro desemprego, e o sindicato não precisará mais homologar para saber se o acerto está certo. Na prática, o “acordo” será: assina ou não recebe.

Dentre as atrocidades aprovadas, mulheres grávidas e as lactantes poderão trabalhar em ambientes considerados insalubres, enfim, são vários pontos que provam que esta bancada patronal e o governo, querem massacrar os trabalhadores.

Esta é a prova de que as Centrais não estavam de brincadeira quando convocaram a população e os trabalhadores a irem à luta amanhã, 28 de abril. O cenário é crítico. Se você ainda tem dúvidas sobre a legitimidade desta grande mobilização, pare e reflita a quem realmente interessa que você baixe a cabeça e aceite as reformas. Será que um dia de trabalho vale mais que o seu futuro e o futuro dos seus filhos?

Vamos à luta. Todos contra a Reforma Trabalhista, Terceirização e a Reforma da Previdência!

Nilton Neco, Presidente do Sindec-POA

Secretário-geral da ADS- Alternativa Democrática Sindical