MPT entra com ação contra Walmart por assédio sexual em unidades do RS
por Gabriella Oliveira | Pelo menos 22 reclamações foram constatadas.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou uma ação civil pública contra a Rede Walmart por constatação de prática de assédio sexual em diversas unidades da empresa. De acordo com a procuradora do trabalho Priscila Dibi Schvacz, 22 reclamações trabalhistas foram localizadas em diversas cidades gaúchas, como Cruz Alta, Porto Alegre, Cachoeirinha, Nova Santa Rita, Gravataí, Canoas, São Leopoldo e Caxias do Sul.
Ainda segundo a procuradora, a conduta de assédio é recorrente e tolerada na Walmart, já que em diversos casos não houve nenhuma providência por parte da empresa. Além da indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 1 milhão, o MPT pede que a empresa cumpra dez obrigações, sob pena de multa de R$ 50 mil por item descumprido.
Entre as exigências está um pedido público de desculpas, publicado em três edições de um jornal de grande circulação no estado. A Walmart também deve elaborar um programa permanente de prevenção ao assédio sexual no ambiente de trabalho, e estabelecer um mecanismo de recebimento de denúncias e investigação sobre os fatos.
O processo corre em segredo de justiça para não expor as vítimas e testemunhas. A reportagem entrou em contato com a empresa e aguarda posicionamento.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.