MPT entra com ação contra Walmart por assédio sexual em unidades do RS
por Gabriella Oliveira | Pelo menos 22 reclamações foram constatadas.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou uma ação civil pública contra a Rede Walmart por constatação de prática de assédio sexual em diversas unidades da empresa. De acordo com a procuradora do trabalho Priscila Dibi Schvacz, 22 reclamações trabalhistas foram localizadas em diversas cidades gaúchas, como Cruz Alta, Porto Alegre, Cachoeirinha, Nova Santa Rita, Gravataí, Canoas, São Leopoldo e Caxias do Sul.
Ainda segundo a procuradora, a conduta de assédio é recorrente e tolerada na Walmart, já que em diversos casos não houve nenhuma providência por parte da empresa. Além da indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 1 milhão, o MPT pede que a empresa cumpra dez obrigações, sob pena de multa de R$ 50 mil por item descumprido.
Entre as exigências está um pedido público de desculpas, publicado em três edições de um jornal de grande circulação no estado. A Walmart também deve elaborar um programa permanente de prevenção ao assédio sexual no ambiente de trabalho, e estabelecer um mecanismo de recebimento de denúncias e investigação sobre os fatos.
O processo corre em segredo de justiça para não expor as vítimas e testemunhas. A reportagem entrou em contato com a empresa e aguarda posicionamento.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.