Mercado reduz previsão de crescimento para 2,3% em 2013
Gabriella Oliveira

Os analistas de mercado ainda reavaliam suas expectativas para a economia neste 2013.

A menos de três semanas para o final do ano, os analistas de mercado ainda reavaliam suas expectativas para a economia neste 2013. Pela segunda semana seguida, a projeção de crescimento foi rebaixada.

A previsão vinha se mantendo em 2,5% desde o final de setembro com uma leve recuperação da indústria nos últimos meses. A divulgação da queda no PIB do terceiro trimestre mudou a tendência e reduziu o número para 2,35%.

Segundo o boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, a nova avaliação das cerca de cem instituições ouvidas no levantamento sugere um crescimento de 2,3%.

Também houve leve piora para as expectativas para a produção industrial - caiu para alta de 1,61% -- e para o resultado da balança comercial - a nova previsão é de um superavit de US$ 1,19 bilhão.

Com juros em 10% e o câmbio estimado em R$ 2,17 até o final do ano, a inflação deve se comportar dentro de nível mais confortável na visão dos analistas, que projetam 5,7% de IPCA, índice referência para as metas do governo.

2014

Os economistas também mostram maior cautela em relação ao cenário para o ano que vem. Para eles, o PIB deve crescer 2% e não mais 2,1% como previsto na semana anterior e a inflação ficará próxima de 6% ao final de 2014.

Voltar pro topo