Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Medo de brasileiro do desemprego cai em 2014, diz CNI
por Gabriella Oliveira |
O medo do desemprego, que crescia desde março de 2013 entre a população brasileira, mostrou queda no fim de 2014. O índice do medo do desemprego, divulgado nesta quinta-feira (8) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), caiu de 77 pontos em setembro para 75 em dezembro de 2014. A pesquisa é divulgada a cada três meses.
A queda em relação ao trimestre imediatamente anterior, de 2,6%, é a primeira verificada depois de seis trimestres consecutivos de alta. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, entretanto, o índice mostra uma alta de 2,7%. Em dezembro de 2013, estava em 73 pontos.
O índice que mede a satisfação com a vida, por outro lado, caiu depois de dois trimestres de aumento. Em dezembro de 2014, ele ficou em 103,2 pontos, uma queda de 0,6% ante os 103,8 pontos registrados em setembro. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice manteve estabilidade: em dezembro de 2013, também estava em 103,2 pontos.
Para elaborar a pesquisa, a CNI contou com pesquisa de opinião pública conduzida pelo Ibope Inteligência. De 5 a 8 de dezembro de 2014, foram feitas 2002 entrevistas em 142 municípios.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.
O processo eleitoral ocorreu de forma eletrônica. Pela internet, os comerciários puderam registrar o seu voto desde às 9h do dia 12 até às 18h do dia 14.