Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Medo de brasileiro do desemprego cai em 2014, diz CNI
por Gabriella Oliveira | A queda em relação ao trimestre imediatamente anterior, de 2,6%, é a primeira verificada depois de seis trimestres.
O medo do desemprego, que crescia desde março de 2013 entre a população brasileira, mostrou queda no fim de 2014. O índice do medo do desemprego, divulgado nesta quinta-feira (8) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), caiu de 77 pontos em setembro para 75 em dezembro de 2014. A pesquisa é divulgada a cada três meses.
A queda em relação ao trimestre imediatamente anterior, de 2,6%, é a primeira verificada depois de seis trimestres consecutivos de alta. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, entretanto, o índice mostra uma alta de 2,7%. Em dezembro de 2013, estava em 73 pontos.
O índice que mede a satisfação com a vida, por outro lado, caiu depois de dois trimestres de aumento. Em dezembro de 2014, ele ficou em 103,2 pontos, uma queda de 0,6% ante os 103,8 pontos registrados em setembro. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice manteve estabilidade: em dezembro de 2013, também estava em 103,2 pontos.
Para elaborar a pesquisa, a CNI contou com pesquisa de opinião pública conduzida pelo Ibope Inteligência. De 5 a 8 de dezembro de 2014, foram feitas 2002 entrevistas em 142 municípios.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.