
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

Solidário às determinações em prol do distanciamento social em Porto Alegre, o vereador Claudio Janta (Solidariedade), também Secretário-geral do Sindec-POA, reforçou a necessidade de reconhecer os esforços e valorizar os profissionais que garantem o funcionamento das atividades essenciais na Capital. O reconhecimento foi formalizado através de moções de solidariedade endereçadas a órgãos e entidades representativos dos profissionais da Saúde, da Segurança Pública, rodoviários, taxistas, motoristas de aplicativos, profissionais envolvidos na manutenção da infraestrutura e dos serviços urbanos e aos comerciários.
Em relação à categoria, a moção do vereador cita os comerciários da capital e suas famílias, que com as determinações dos governos para o fechamento dos estabelecimentos e restrições a mobilidade urbana ficam expostos à instabilidade financeira e psicológica.
Neste momento temos reforçado à população que ficar em casa é o gesto de apoio mais importante a estes profissionais que estão na linha de frente. Mesmo assim, não podemos deixar de exaltar a dedicação, a coragem e a resiliência destes profissionais, que merecem o reconhecimento do povo de Porto Alegre, representado pela Câmara Municipal", destaca Claudio Janta.
Com informações da CMPA
Foto: Débora Ercolani/CMPA

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.