
Sindec participa de encontro de cipeiros da Fundacentro
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
Levantamento realizado pelo Dieese-RS analisa e apresenta balanço da movimentação do emprego no Rio Grande do Sul. O comércio e o emprego no setor no Rio Grande do Sul seguem aquecidos apesar de indicadores ruins em outras áreas e do contexto de crise mundial.
O comparativo do estudo é sobre os empregados formalmente admitidos com carteiro assinada e os desligados dos postos de trabalho. Dessa forma, são revelados indicadores positivas na movimentação deste ano.
O panorama considerado para a análise pontua como dados importantes para o otimismo o crescimento do comércio no RS neste ano dentro de 10,6%. Além disso, informa que no 1º trimestre do ano, o PIB do Comércio cresceu 3,2%, enquanto o PIB gaúcho caiu 1,8%. Assim, o estrago no PIB do Estado só não foi maior porque os rendimentos do comércio garantiram bons resultados, uma vez que a agricultura puxou o descréscimo.
Outro dado apontado como positiva é o rendimento médio real de trabalhadores ocupados, que nos últimos 12 meses cresceu 4,4%. O volume de crédito, que representa 50,1% do PIB, aumentou 18,3% no setor.
O Dieese comenta ainda que a inadimplência não compõe cenário preocupante no RS, segundo a pesquisa da Fecomércio divulgada ontem.
Fecham o quadro de boas expectativas a geração de novas vagas no 1º semestre chegando a 4.038 postos no Estado e a geração de 2.340 vagas na Grande Porto Alegre.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.