Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Informe Dieese-RS: Comércio Gaúcho segue em alta em 2012
por Jousi Quevedo | As vendas de um dos principais segmentos econômicos do RS e do país apresentam bons indicadores apesar da crise em outros setores.
Levantamento realizado pelo Dieese-RS analisa e apresenta balanço da movimentação do emprego no Rio Grande do Sul. O comércio e o emprego no setor no Rio Grande do Sul seguem aquecidos apesar de indicadores ruins em outras áreas e do contexto de crise mundial.
O comparativo do estudo é sobre os empregados formalmente admitidos com carteiro assinada e os desligados dos postos de trabalho. Dessa forma, são revelados indicadores positivas na movimentação deste ano.
O panorama considerado para a análise pontua como dados importantes para o otimismo o crescimento do comércio no RS neste ano dentro de 10,6%. Além disso, informa que no 1º trimestre do ano, o PIB do Comércio cresceu 3,2%, enquanto o PIB gaúcho caiu 1,8%. Assim, o estrago no PIB do Estado só não foi maior porque os rendimentos do comércio garantiram bons resultados, uma vez que a agricultura puxou o descréscimo.
Outro dado apontado como positiva é o rendimento médio real de trabalhadores ocupados, que nos últimos 12 meses cresceu 4,4%. O volume de crédito, que representa 50,1% do PIB, aumentou 18,3% no setor.
O Dieese comenta ainda que a inadimplência não compõe cenário preocupante no RS, segundo a pesquisa da Fecomércio divulgada ontem.
Fecham o quadro de boas expectativas a geração de novas vagas no 1º semestre chegando a 4.038 postos no Estado e a geração de 2.340 vagas na Grande Porto Alegre.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.