Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.

Navegação principal do site

Informe Dieese-RS: Comércio Gaúcho segue em alta em 2012

por |
As vendas de um dos principais segmentos econômicos do RS e do país apresentam bons indicadores apesar da crise em outros setores.

Levantamento realizado pelo Dieese-RS analisa e apresenta balanço da movimentação do emprego no Rio Grande do Sul. O comércio e o emprego no setor no Rio Grande do Sul seguem aquecidos apesar de indicadores ruins em outras áreas e do contexto de crise mundial.

O comparativo do estudo é sobre os empregados formalmente admitidos com carteiro assinada e os desligados dos postos de trabalho. Dessa forma, são revelados indicadores positivas na movimentação deste ano.

O panorama considerado para a análise pontua como dados importantes para o otimismo o crescimento do comércio no RS neste ano dentro de 10,6%. Além disso, informa que no 1º trimestre do ano, o PIB do Comércio cresceu 3,2%, enquanto o PIB gaúcho caiu 1,8%. Assim, o estrago no PIB do Estado só não foi maior porque os rendimentos do comércio garantiram bons resultados, uma vez que a agricultura puxou o descréscimo.

Outro dado apontado como positiva é o rendimento médio real de trabalhadores ocupados, que nos últimos 12 meses cresceu 4,4%. O volume de crédito, que representa 50,1% do PIB, aumentou 18,3% no setor.

O Dieese comenta ainda que a inadimplência não compõe cenário preocupante no RS, segundo a pesquisa da Fecomércio divulgada ontem.

Fecham o quadro de boas expectativas a geração de novas vagas no 1º semestre chegando a 4.038 postos no Estado e a geração de 2.340 vagas na Grande Porto Alegre.

Notícias

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador

Ataques aos sindicatos são sempre inerentes à economia de mercado. É importante destacar que eles são mais intensos nos momentos de avanço do liberalismo e do neoliberalismo – pós-década de 1970 – impulsionados pela direita ou extrema direita, o que mostra a dimensão política desse movimento. Na história do Brasil, esse movimento se repetiu algumas vezes:

Carregando as notícias