Informe Dieese: Rendimento médio do trabalho cresce 16,8% no RS

Informe trata do aumento do rendimento médio do trabalho entre 2009 e 2011 a partir dos dados da PNAD/IBGE.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada pelo IBGE, o rendimento médio mensal dos trabalhadores do Rio Grande do Sul cresceu 16,8% em 2011 na comparação com 2009, passando de R$ 892 para R$ 1.042. Os principais fatos geradores para esse resultado são os aumentos reais dos salários mínimo nos últimos anos e as negociações de sindicatos para garantir reajustes salariais no mínimo iguais à inflação.

No Brasil, o rendimento médio do trabalho mensal expandiu 8,3% no ano passado em relação a 2009, sendo 8,5 p.p inferiores à variação do rendimento médio mensal do trabalho no estado gaúcho. Como uma das possíveis explicações para essa diferença, podemos inferir a existência do piso regional, que, além de determinar um valor mínimo ao trabalho de determinadas categorias em um montante superior ao estipulado pelo salário mínimo, ele ainda é utilizado como um índice de referência para os sindicatos nas mesas de negociação salariais.

Fonte: Dieese-RS