Informe Dieese: Rendimento médio do trabalho cresce 16,8% no RS
por Jousi Quevedo | Informe trata do aumento do rendimento médio do trabalho entre 2009 e 2011 a partir dos dados da PNAD/IBGE.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada pelo IBGE, o rendimento médio mensal dos trabalhadores do Rio Grande do Sul cresceu 16,8% em 2011 na comparação com 2009, passando de R$ 892 para R$ 1.042. Os principais fatos geradores para esse resultado são os aumentos reais dos salários mínimo nos últimos anos e as negociações de sindicatos para garantir reajustes salariais no mínimo iguais à inflação.
No Brasil, o rendimento médio do trabalho mensal expandiu 8,3% no ano passado em relação a 2009, sendo 8,5 p.p inferiores à variação do rendimento médio mensal do trabalho no estado gaúcho. Como uma das possíveis explicações para essa diferença, podemos inferir a existência do piso regional, que, além de determinar um valor mínimo ao trabalho de determinadas categorias em um montante superior ao estipulado pelo salário mínimo, ele ainda é utilizado como um índice de referência para os sindicatos nas mesas de negociação salariais.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.