Inflação para o consumidor cai em Porto Alegre e em mais quatro capitais na terceira semana de setembro
gráfico colorido crescente.

Dados foram divulgados pela FGV

A inflação medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) caiu em cinco das sete capitais pesquisadas na terceira semana de setembro, entre elas Porto Alegre. Na Capital gaúcha, o índice registrou variação de 0,10%, 0,18 ponto percentual inferior ao verificado na apuração anterior, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (26) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Nesta edição, três das oito classes de despesa componentes do IPC-S apresentaram desaceleração em suas taxas de variação em Porto Alegre, entre as quais se destacam os grupos educação, leitura e recreação e alimentação, cujas taxas passaram de 2,70% para 0,26% e de -0,14% para -0,33%, respectivamente.

A inflação para o consumidor também caiu em Salvador (0,25% para 0,19%), Belo Horizonte (0,16% para 0,06%), Rio de Janeiro (0,19% para 0,10%) e São Paulo (0,38% para 0,26%). O IPC-S subiu apenas em Recife (0,23% para 0,27%) e Brasília (0,23% para 0,33%). No País, o índice registrou variação de 0,18%, 0,09 ponto percentual abaixo da taxa divulgada na segunda semana de setembro.

O Sul