Inflação medida pelo IPC-S em Porto Alegre tem a maior alta do país
por Gabriella Oliveira | Capital registrou variação de 1,10% na apuração realizada na terceira semana de março.
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal da cidade de Porto Alegre (IPC-S/Porto Alegre) registrou variação de 1,10%, na apuração realizada na terceira semana de março de 2013. O resultado foi 0,18 ponto percentual superior ao divulgado na segunda semana de março, que foi de 0,92%. O índice subiu em cinco das sete capitais pesquisadas, e Porto Alegre apresentou os preços mais elevados.
No geral, o IPC-S registrou variação de 0,78% no período encerrado no dia 22 de março. Regionalmente, o IPC-S subiu em Salvador (de 0,64% para 0,86%), Belo Horizonte (de 0,49% para 0,63%), Rio de Janeiro (de 0,48% para 0,74%) e São Paulo (de 0,40% para 0,54%). Apresentaram variação negativa Brasília (de 0,97% para 0,95%) e Recife (de 1,00% para 0,89%).
Nesta edição, em Porto Alegre, cinco das oito classes de despesa que compõem o índice apresentaram aceleração em suas taxas de variação, entre as quais se destacam os grupos: Comunicação e Habitação, cujas taxas passaram de 0,38% para 0,93%, e de 0,62% para 1%, respectivamente.
As pressões acima da variação média foram exercidas pelos grupos: Alimentação(1,66%) e Transportes (1,17%). Ficaram abaixo da variação média os gruposEducação, Leitura e Recreação (1,01%), Habitação (1%), Comunicação(0,93%), Vestuário (0,79%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,57%) e Despesas Diversas (0,08%).
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.