Inflação do aluguel acumula alta de 8,04% em 12 meses, diz FGV
por Gabriella Oliveira |
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), conhecido como a inflação do aluguel, porque é usado para reajustar a maioria dos contratos imobiliários, acelerou, passando de 0,17% para 0,65% da primeira para a segunda prévia de setembro, segundo informou nesta quinta-feira (17) a Fundação Getulio Vargas (FGV).
No ano, o indicador acumula alta de 6,03% e, em 12 meses, de 8,04%.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), conhecido como a inflação do atacado e usado para calcular o IGP-M, teve forte variação, passando de 0,01% para 0,89%.
Já a variação dos preços no varejo, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que também integra o cálculo do IGP-M, registrou variação de 0,23% na segunda prévia, depois de subir 0,27% na primeira.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que dos três subíndices tem o menor peso no IGP-M, desacelerou de 0,87% para 0,11%.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.