Inadimplência do consumidor recua 3,4% em fevereiro
Gabriella Oliveira

No acumulado do ano, no entanto, índice avançou 11,5%.

O Indicador de Inadimplência do Consumidor, divulgado na manhã desta terça-feira pela Serasa Experian, recuou 3,4% em fevereiro na comparação com janeiro, no quarto resultado negativo mensal consecutivo. No acumulado dos dois primeiros meses do ano ante igual período de 2012, o índice ainda acumula alta de 11,5% e na comparação de fevereiro deste ano com o mesmo mês do ano passado a alta é de 10,1%.

Na comparação anual, de acordo com os economistas da instituição, o resultado vem desacelerando, pois em fevereiro do ano passado a inadimplência estava numa trajetória de crescimento. "O mesmo acontece na variação do primeiro bimestre deste ano, que apresentou a menor alta desde o mesmo período acumulado de 2010", apontou a instituição, através de nota oficial.

Na comparação com janeiro, todas as modalidades da inadimplência apresentaram queda em fevereiro. As dívidas com os bancos recuaram 2,8%. As dívidas não bancárias - junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água -, os títulos protestados e os cheques sem fundos caíram 1,2%, 23,1% e 16,2%, respectivamente.

O valor médio das dívidas não bancárias foi o único que caiu (19,3%) no primeiro bimestre de 2013, ante o mesmo período de 2012. Já o valor médio dos cheques sem fundos subiu 11,9%, o dos títulos protestados, 1,3%, e o das dívidas com bancos, 2,6%, todos na mesma base de comparação.

Fonte: Correio do Povo

Voltar pro topo