Impostômetro deve chegar a R$ 700 milhões no Dia dos Namorados
por Gabriella Oliveira | Presentes mais procurados para a data chegam a ter mais de 70% do seu valor em tributos.
O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) deverá alcançar, nesta quarta-feira de Dia dos Namorados, R$ 700 milhões em impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros desde o início do ano. Em 2012, esse valor só foi alcançado no dia 20 de junho, ou seja, 8 dias mais tarde na comparação entre os dois períodos.
Inaugurado em 2005, o programa é uma maneira de controlar quanto o país, os Estados e municípios arrecadam em tributos. O presidente da ACSP, Rogério Amato, ressalta a importância dos brasileiros saberem quanto pagam em impostos.
— O valor atingido pelo Impostômetro revela o tamanho da carga tributária total do País, contudo o importante é que com a entrada da Lei 12.741/12 o consumidor poderá saber quanto paga em impostos a cada compra que realiza — afirma Amato.
De acordo com a medida, os estabelecimentos comerciais de todo o país são obrigados a discriminar na nota fiscal ou em local visível os impostos embutidos no preço dos produtos e serviços.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.