Impostômetro chega a R$ 300 bi em tributos pagos em 2013
por Gabriella Oliveira |
O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) vai atingir, à zero hora da próxima sexta-feira (08), a marca de R$ 300 bilhões em tributos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros em 2013. Em 2012, o painel chegou a essa marca seis dias mais tarde, em 14 de março.
Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) semana mostram que a carga tributária sobre o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou em 2012, apesar das desonerações fiscais. "Este ano, com o maior crescimento da economia e a redução das desonerações é provável que tenhamos um novo aumento da carga (tributária), caso não haja nenhuma medida do governo para reduzir a tributação", disse, por meio de nota, o presidente da ACSP, Rogério Amato.
A ACSP divulgou o porcentual de impostos no preço final de alguns produtos para a Páscoa, como bacalhau importado (43,78%), chocolate (38,60%), ovo de páscoa (38,53%) e coelho de pelúcia (29,92%).
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.