Impostômetro chega a R$ 300 bi em tributos pagos em 2013

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) vai atingir a marca de 300 bilhões na sexta-feira.

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) vai atingir, à zero hora da próxima sexta-feira (08), a marca de R$ 300 bilhões em tributos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros em 2013. Em 2012, o painel chegou a essa marca seis dias mais tarde, em 14 de março.

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) semana mostram que a carga tributária sobre o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou em 2012, apesar das desonerações fiscais. "Este ano, com o maior crescimento da economia e a redução das desonerações é provável que tenhamos um novo aumento da carga (tributária), caso não haja nenhuma medida do governo para reduzir a tributação", disse, por meio de nota, o presidente da ACSP, Rogério Amato.

A ACSP divulgou o porcentual de impostos no preço final de alguns produtos para a Páscoa, como bacalhau importado (43,78%), chocolate (38,60%), ovo de páscoa (38,53%) e coelho de pelúcia (29,92%).

Fonte: Jornal do Comércio