I Fórum Mundial da Bicicleta começa hoje em Porto Alegre; Evento reúne ciclo ativistas nacionais e estrangeiros
por Jousi Quevedo |
Inicia nesta quinta-feira, dia 23/02, o I Fórum Mundial da Bicicleta em Porto Alegre. A cidade se celebrizou no assunto por reunir ativistas na onda do Fórum Social Mundial e dos episódios envolvendo ciclistas atropelados na Cidade Baixa em 2011. O tema é candente também em função da sustentabilidade ambiental, ideia que vem sendo defendida mundialmente e que, por meio do movimento das bicicletas, prega que se utilize menos automóveis e mais transporte ciclista.
Atualmente, sair de bicicleta significa também ir para o trabalho por meio deste transporte, bem como fazer compras, passear e manter o corpo em atividade.
A Força Sindical-RS participa dos debates e será representada no evento pelo diretor de Meio Ambiente e presidente da Força Verde, Lélio Falcão.
Muitos trabalhadores utilizam este meio de transporte entre suas residências e local de trabalho e mesmo a lazer", completa Lélio.
De hoje até domingo, acontecerão painéis de discussão com palestrantes nacionais e estrangeiros, oficinas auto-gestionadas e passeios, pedaladas e biciletadas pela cidade.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.