Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Homens ainda superam as mulheres no acesso à internet, revela IBGE
por Gabriella Oliveira | Número de internautas do sexo masculino (46,9%) ainda é um pouco maior que o número de internautas do sexo feminino (46,1%).
Desde 2005, o acesso à internet por mulheres vem aumentando em ritmo mais acelerado que o acesso por homens. Apesar disso, o número de internautas do sexo masculino (46,9%) ainda é um pouco maior que o número de internautas do sexo feminino (46,1%). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte da publicação sobre Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal, que tem por base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2011.
O estudo revela que as mulheres acessam mais a internet que os homens, até a faixa etária entre 30 e 39 anos. A partir dos 40 anos, o percentual de internautas do sexo masculino supera o percentual de internautas mulheres.
Moradora do Rio de Janeiro, a faxineira Tereza Cristina Jorge de Oliveira, 33 anos, nunca acessou a internet e diz não ter curiosidade pelo mundo virtual.
– Não sei se é porque não tenho computador, mas não tenho muito interesse. Vou comprar um computador para minha irmã de 13 anos para ela fazer pesquisas escolares – contou.
De acordo com o coordenador da pesquisa, Cimar Azeredo, o atraso na escolarização e na inserção das mulheres no mercado de trabalho interfere no acesso delas à internet. Embora seja um ponto fora da curva da pesquisa, Tereza faz parte de uma parcela significativa da população feminina ainda excluída digitalmente. Na opinião de Azeredo, no entanto, essa exclusão deve durar pouco tempo.
– Temos agora pelo menos umas três faixas etárias em que as mulheres já tomaram conta. Essa supremacia das mulheres em relação à inclusão digital está se resolvendo aos poucos – comentou.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.