Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Governo prorroga para 31 de dezembro o prazo para os trabalhadores sacarem o PIS/Pasep
por Gabriella Oliveira |
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador decidiu ampliar para o dia 31 de dezembro o prazo para os trabalhadores retirarem o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014. O primeiro prazo havia vencido em 30 de junho e tinha sido prorrogado pelo governo federal para 31 de agosto.
Há quase 1 milhão de trabalhadores que ainda não sacaram o benefício de um salário mínimo em todo o País. "Fizemos uma intensa campanha na mídia e junto às entidades laborais e patronais e, até esta data, foram pelo menos 200 mil trabalhadores que sacaram o abono, após o prazo final. Tenho certeza que vamos alcançar uma boa fatia desses 1 milhão de trabalhadores que ainda não sacaram com a ampliação do prazo para o final do ano", ressaltou o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.
O ministério disponibilizou no seu site uma lista com o nome de todos os trabalhadores que têm direito ao abono salarial e ainda não procuraram uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil para realizar o saque.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.