Governo assina convênio de apoio para realização do FSMT 2014

Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, representou a Força Sindical Nacional no ato.

Na manhã desta quarta-feira, 8 de janeiro, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul assinou o acordo de cooperação técnica para a realização do Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre. O ato contou com a participação dos representantes dos movimentos sociais organizadores do evento.

O Secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, também presidente do Sindec-POA, representou a Força Sindical Nacional na solenidade.

“Quem garante que o Fórum funcione, é a participação dos governos, tanto federal, estadual e municipal, sem essa participação para montar a estrutura física ficaria quase que impossível a sua realização”, salientou.

Neco também frisou a importância das discussões que vão surgir do Fórum para a construção de um novo mundo, possível com trabalho decente e desenvolvimento sustentável. “Essas discussões ajudam os próprios governos a formular politicas públicas”, disse.

O Governador em exercício, Beto Grill, firmou o convênio e o compromisso com o evento.

“Porto Alegre é uma referência na participação e nas discussões sociais, consequência de um povo que tem espírito critico. A crise capitalista, democracia, justiça social e ambiental, são  temas contemporâneos que têm que estar permanentemente em avaliação. Parabéns aos organizadores e ao Estado, que está sendo parceiro. Esperamos que as discussões sejam mais amplas possíveis  para que se tirem daí diretrizes e para que nós possamos chamar atenção e trazermos novamente o Fórum Mundial para Porto Alegre”, concluiu Grill.

Além da Força Sindical, também assinaram o acordo as Secretarias de Planejamento e Cultura, a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, Companhia de Processamento de Dados do RS, Televisão Educativa de Porto Alegre, Central Única dos Trabalhadores-RS, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil –RS e legislativo de Porto Alegre.