Governo assina convênio de apoio para realização do FSMT 2014
por Gabriella Oliveira | Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, representou a Força Sindical Nacional no ato.
Na manhã desta quarta-feira, 8 de janeiro, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul assinou o acordo de cooperação técnica para a realização do Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre. O ato contou com a participação dos representantes dos movimentos sociais organizadores do evento.
O Secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, também presidente do Sindec-POA, representou a Força Sindical Nacional na solenidade.
Quem garante que o Fórum funcione, é a participação dos governos, tanto federal, estadual e municipal, sem essa participação para montar a estrutura física ficaria quase que impossível a sua realização", salientou.
Neco também frisou a importância das discussões que vão surgir do Fórum para a construção de um novo mundo, possível com trabalho decente e desenvolvimento sustentável. "Essas discussões ajudam os próprios governos a formular politicas públicas", disse.
O Governador em exercício, Beto Grill, firmou o convênio e o compromisso com o evento.
Porto Alegre é uma referência na participação e nas discussões sociais, consequência de um povo que tem espírito critico. A crise capitalista, democracia, justiça social e ambiental, são temas contemporâneos que têm que estar permanentemente em avaliação. Parabéns aos organizadores e ao Estado, que está sendo parceiro. Esperamos que as discussões sejam mais amplas possíveis para que se tirem daí diretrizes e para que nós possamos chamar atenção e trazermos novamente o Fórum Mundial para Porto Alegre", concluiu Grill.
Além da Força Sindical, também assinaram o acordo as Secretarias de Planejamento e Cultura, a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, Companhia de Processamento de Dados do RS, Televisão Educativa de Porto Alegre, Central Única dos Trabalhadores-RS, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil –RS e legislativo de Porto Alegre.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.