Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.

Navegação principal do site

Fiscalização notifica 63 lojas irregulares no feriadão

por |
Sindec-POA atuou nos feriados de Sexta-feira Santa e Tiradentes.

Neste feriadão o Sindec-POA realizou fiscalização no comércio de Porto Alegre para assegurar que os direitos dos comerciários, previstos em Convenção Coletiva, fossem cumpridos. No total, 63 empresas foram notificadas por estarem irregulares.

A fiscalização ocorreu no feriado de Sexta-feira Santa (18), nas empresas dos bairros, centro e shoppings de Porto Alegre. Cinco equipes atuaram em defesa da categoria. No feriado de Tiradentes (21), os fiscais também percorreram o comércio da cidade.

Conforme o Diretor da Fiscalização, João Vilmar Pereira, 34 empresas foram autuadas nos bairros e 29 nos shoppings, pois não tinham acordo com o Sindicato para abrirem no feriado com utilização de mão-de-obra. "Nosso problema maior era com os shoppings, mas felizmente, a grande maioria vem respeitando a convenção da categoria a cada fiscalização que realizamos", salientou.

Durante o final de semana também ocorreu plantão telefônico. A fiscalização recebeu dúvidas e denúncias dos comerciários referentes à jornada de trabalho. De acordo com João Vilmar, as empresas notificadas terão um prazo de quatro dias para regularizarem a sua situação junto ao Sindec-POA.

Notícias

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador

Ataques aos sindicatos são sempre inerentes à economia de mercado. É importante destacar que eles são mais intensos nos momentos de avanço do liberalismo e do neoliberalismo – pós-década de 1970 – impulsionados pela direita ou extrema direita, o que mostra a dimensão política desse movimento. Na história do Brasil, esse movimento se repetiu algumas vezes:

Carregando as notícias