Fiscalização no Dia do Trabalhador
Equipe esclarecendo dúvidas sobre a convenção coletiva

Comércio lojista não pode abrir com funcionários.

O Sindec-POA fará fiscalização para garantir que os comerciários tenham seus direitos garantidos no dia do trabalhador. Conforme convenção coletiva o funcionamento do comércio lojista neste dia fica proibido com a utilização de mão de obra de funcionários.

Nota sobre o funcionamento dos supermercados

Sobre a abertura dos supermercados, os patrões falam: o sindicato que permitiu! Só não falam que, se não houvesse a negociação com o sindicato, os trabalhadores não iriam receber o prêmio pelo dia de trabalho e nem a folga. Isso porque, os patrões decidiram seguir o decreto nº 9.127, de 16 de agosto de 2017, assinado pelo então Presidente Michel Temer, que autoriza a abertura do comércio varejista de supermercados e de hipermercados, colocando-os no rol de atividades essenciais. Ou seja, os supermercados iriam abrir de qualquer forma. Se o Sindec não tivesse negociado, os comerciários iriam trabalhar de graça.