Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Fiscalização do Sindec-POA atua no feriado para garantir direitos dos comerciários
por Gabriella Oliveira | O setor de fiscalização autuou 115 empresas por descumprimento de acordo fechado na convenção coletiva.
No feriado de Corpus Christi (30 de maio) a Fiscalização do Sindec-POA visitou os shoppings de Porto Alegre para verificar se as empresas estavam cumprindo os acordos estabelecidos em convenção coletiva referente aos feriados.
De acordo com o Diretor do setor, João Vilmar Pereira, o Sindec-POA autuou 115 empresas pelo não cumprimento dos acordos. Foi constatado que em alguns estabelecimentos os funcionários trabalham sem carteira assinada e sem receber prêmios de domingos e feriados.
A situação da loja Ortobom Colchões do Shopping Bourbon Wallig, era a mesma das outras empresas autuadas. Após fiscalização do Sindec-POA, o proprietário se dirigiu ao Sindicato na sexta-feira (31 de maio) e regularizou a situação, pagando prêmio aos comerciários pelo feriado trabalhado.
Nós continuamos fiscalizando as empresas e buscando sempre a valorização do comerciário através do cumprimento dos acordos fechados nas convenções coletivas", reforçou o Diretor João Vilmar.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.