Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Fiscalização do Sindec-POA atua em defesa da categoria no feriado de 7 de setembro
por Gabriella Oliveira | 98 empresas foram autuadas pelo descumprimento de acordo.
Com uma grande atuação no comércio de Porto alegre as equipes de fiscalização do Sindec-POA fizeram valer os direitos da categoria e os acordos fechados em convenção coletiva referente ao feriado do dia 7 de setembro.
A fiscalização começou pela parte da manhã no comércio dos bairros de Porto Alegre e do centro. À tarde, os 35 fiscais divididos em sete equipes, atuaram também nos shoppings, esclarecendo dúvidas dos comerciários, distribuindo material informativo e, principalmente, cobrando dos empresários o cumprimento das cláusulas da convenção.
Depois da atuação que tivemos no feriado de Corpus Christi, muitas empresas fizeram o acordo conosco e regularizaram a sua situação. Desta vez não foi diferente, fizemos um ótimo trabalho com toda a equipe e com certeza vamos colher muitos frutos para a categoria", enfatizou o Diretor da Fiscalização, João Vilmar Pereira.
Ao todo, foram 98 empresas autuadas. Em alguns casos, os estabelecimentos não tinham acordo com o Sindec-POA e por isso não poderiam estar funcionando no feriado. Os fiscais também cobraram o pagamento do prêmio, vale alimentação e a folga para os comerciários pelo feriado trabalhado. De acordo com o Diretor João Vilmar, as empresas autuadas terão um prazo para regularizarem a sua situação junto ao Sindicato.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.