Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Fetracos-RS intensifica fiscalização de Saúde e Segurança dos Trabalhadores em Farmácias
por Gabriella Oliveira | Na quarta-feira (30) a Fetracos-RS participou de uma reunião na Superintendência Regional do Trabalho.
Na quarta-feira (30) a Fetracos-RS participou de uma reunião na Superintendência Regional do Trabalho, com a mediação do auditor Cláudio Peres, sobre o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho sobre Saúde e Segurança dos trabalhadores (as) em farmácias e drogarias do RS.
O encontro contou com a presença de representantes das entidades filiadas à Federação e também da empresa CLAMED.
Conforme o Presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazui, a Federação, juntamente com seus sindicatos filiados vão continuar fiscalizando o cumprimento das normas contidas na convenção em todas as empresas que integram o setor farmacêutico no Estado.
Apesar de a empresa ter feito uma exposição de intenções, não foi apresentado algo conclusivo acerca do efetivo cumprimento da convenção, o que faz com que o Ministério do Trabalho mantenha as autuações até as normas serem cumpridas", disse Mazui.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.