Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Festa do Trabalhador na Praça México terá atividades sociais e shows
por Gabriella Oliveira | A central preparou uma grande festa para os trabalhadores e suas famílias.
Já consolidado no calendário de atividades da Central, em 2015 a Força Sindical-RS promove mais um grande evento no dia 1º de maio. Esta edição será na Praça México e contará com diversas atividades sociais, shows e recreação para a criançada.
Para celebrar a data que marca o Dia do Trabalhador, a sexta-feira vai começar com a tradicional procissão de Nossa Senhora do Trabalho, que sairá às 9h do Lar São Luis Guanella (Rua Ary Tarragô, 1281) até o Santuário Nossa Senhora do Trabalho (Avenida Benno Mentz, 1560). Às 10h, haverá a missa campal com bênção das carteiras de trabalho.
Às 14h a Central espera o público na Praça México, com as seguintes atividades sociais: higiene bucal, tenda das mulheres (orientação sobre direitos, saúde e informações gerais), espaço jurídico, tenda dos aposentados, espaço do meio ambiente, barraca da Força, espaço da saúde, além de recreação com brinquedos infláveis e atividades esportivas com o Exército Brasileiro.
O palco principal irá receber shows locais com as bandas: Swing nativo (sertanejo); Vibra Som (pagode); Malu Viana, a flor do gueto (hip hop); Puro Atrevimento (pagode); e a Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina.
Além dos momentos de descontração, objetivo do evento é proporcionar momentos de reflexão e debater assuntos atuais que afetam diretamente todas categorias.
Bandeiras de Luta:
Mais direitos
Correção da tabela do IR
Redução da jornada de trabalho
Política de valorização do salário mínimo
Aumento para os aposentados
Juros menores
Fim do fator previdenciário
Mais INVESTIMENTOS em saúde e transporte
Igualdade de oportunidades entre homens e mulheres
Valorização do servidor público
Compareça! Lembre-se que a festa é feita para você e sua família!
Serviço:
O que: Festa do Trabalhador da Força Sindical
Quando: dia 1º de maio, às 14h
Onde: Praça México, bairro Leopoldina – Zona Norte de Porto Alegre
O que vai ter: Shows, atividades sociais e recreativas
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.