
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
Um impasse criado por três sindicatos da Região Metropolitana de Porto Alegre está prejudicando os empregados em concessionárias de veículos da Capital. O empecilho vem da insistência em pedir pagamento de prêmio pelo domingo trabalhado, o que não está previsto na Lei 10.101, que liberou o trabalho aos domingos sem obrigar os empresários a pagar por isso.
O SINDEC estabeleceu com o SINCODIV um calendário humanizado, no qual os comerciários trabalham dois domingos e folgam outros dois. Dentro do combinado, datas comemorativas, como o Dia das Mães, são consideradas domingos de folga.
Como as lojas estão localizadas em diferentes cidades da Grande Porto Alegre, a atitude desses sindicatos está inviabilizando o acordo como estava colocado. Em nome do bom senso, será preciso rever essa posição dos sindicatos de Viamão, Taquara e Montenegro, que finge ignorar a realidade e a própria lei, para que as coisas voltem ao normal, pelo bem dos trabalhadores em concessionárias de veículos de Porto Alegre e de outros 16 municípios.
Nilton Neco, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (SINDEC)
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.