Esclarecimento sobre a folga aos domingos nas concessionárias de veículos de Porto Alegre

Nota esclarece impasse entre sindicatos da Região Metropolitana.

Um impasse criado por três sindicatos da Região Metropolitana de Porto Alegre está prejudicando os empregados em concessionárias de veículos da Capital. O empecilho vem da insistência em pedir pagamento de prêmio pelo domingo trabalhado, o que não está previsto na Lei 10.101, que liberou o trabalho aos domingos sem obrigar os empresários a pagar por isso.

O SINDEC estabeleceu com o SINCODIV um calendário humanizado, no qual os comerciários trabalham dois domingos e folgam outros dois. Dentro do combinado, datas comemorativas, como o Dia das Mães, são consideradas domingos de folga.

Como as lojas estão localizadas em diferentes cidades da Grande Porto Alegre, a atitude desses sindicatos está inviabilizando o acordo como estava colocado. Em nome do bom senso, será preciso rever essa posição dos sindicatos de Viamão, Taquara e Montenegro, que finge ignorar a realidade e a própria lei, para que as coisas voltem ao normal, pelo bem dos trabalhadores em concessionárias de veículos de Porto Alegre e de outros 16 municípios.

Nilton Neco, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (SINDEC)