Mobilizações realizadas no sindicato dos comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Entrega de doações para 10 comunidades de POA conclui Campanha do Agasalho 2013
por Gabriella Oliveira | Dirigente da central, Silvia Duarte, avalia a etapa 2013 da Campanha como satisfatória.
A Força Sindical-RS realizou a segunda etapa da entrega dos agasalhos recebidos durante a campanha, nesta quinta-feira (2/8), para seis comunidades de Porto Alegre. A Campanha do Agasalho iniciou dia 20 de maio deste ano e foi desenvolvida a partir de uma iniciativa da central, do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) e do Instituto Girassol.
Começando pela Vila Farrapos, a equipe da central foi recebida pela líder comunitária Gislaine. Já na Vila Amazônia, a presidente da Força Comunitária, Laura Machado, encaminhou as doações para o Centro Comunitário de Educação Infantil Tia Inês, que atende 23 crianças, de 2 a 14 anos. Ainda pela manhã, as entregas foram realizadas também no bairro Bom Jesus, onde a comunitária Giovana afirmou realizar a distribuição dos agasalho no sábado (3/8), às 14h.
Segundo a coordenadora da Instituição de Educação Infantil Piu-Piu, localizada na Vila Planetário, na sexta-feira (2/8), às 15h, será feita a distribuição das doações para toda a comunidade.
O bairro Cohab Cavalhada e a Lomba do Pinheiro também são comunidades que receberam as doações.
A demonstração de solidariedade dos comerciários e da população em geral surpreendeu a produtora da Força Sindical-RS e coordenadora do Instituto Girassol, Sílvia Duarte. Para ela, esta é uma missão das instituições, que resultam na satisfação em poder ajudar as famílias necessitadas.
A nossa proposta foi cumprida. Estamos felizes e satisfeitos com a colaboração que recebemos, pois assim diversas famílias terão condições de se agasalhar no rigoroso inverno que ainda deve vir em agosto", destacou Duarte, que também agradeceu aos doadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.