Mobilizações realizadas no sindicato dos comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Entrega de doações para 10 comunidades de POA conclui Campanha do Agasalho 2013
por Gabriella Oliveira | Dirigente da central, Silvia Duarte, avalia a etapa 2013 da Campanha como satisfatória.
A Força Sindical-RS realizou a segunda etapa da entrega dos agasalhos recebidos durante a campanha, nesta quinta-feira (2/8), para seis comunidades de Porto Alegre. A Campanha do Agasalho iniciou dia 20 de maio deste ano e foi desenvolvida a partir de uma iniciativa da central, do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) e do Instituto Girassol.
Começando pela Vila Farrapos, a equipe da central foi recebida pela líder comunitária Gislaine. Já na Vila Amazônia, a presidente da Força Comunitária, Laura Machado, encaminhou as doações para o Centro Comunitário de Educação Infantil Tia Inês, que atende 23 crianças, de 2 a 14 anos. Ainda pela manhã, as entregas foram realizadas também no bairro Bom Jesus, onde a comunitária Giovana afirmou realizar a distribuição dos agasalho no sábado (3/8), às 14h.
Segundo a coordenadora da Instituição de Educação Infantil Piu-Piu, localizada na Vila Planetário, na sexta-feira (2/8), às 15h, será feita a distribuição das doações para toda a comunidade.
O bairro Cohab Cavalhada e a Lomba do Pinheiro também são comunidades que receberam as doações.
A demonstração de solidariedade dos comerciários e da população em geral surpreendeu a produtora da Força Sindical-RS e coordenadora do Instituto Girassol, Sílvia Duarte. Para ela, esta é uma missão das instituições, que resultam na satisfação em poder ajudar as famílias necessitadas.
A nossa proposta foi cumprida. Estamos felizes e satisfeitos com a colaboração que recebemos, pois assim diversas famílias terão condições de se agasalhar no rigoroso inverno que ainda deve vir em agosto", destacou Duarte, que também agradeceu aos doadores.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.