
Fiscalização do Sindec garante melhorias nas condições de trabalho no comércio de Porto Alegre
Após ação de fiscalização do Sindec, foram regularizados os registros nas carteiras de trabalho e formalizados os contratos dos funcionários.

A categoria comerciária de Porto Alegre está em Campanha Salarial e a diretoria do Sindec tem se empenhado para fechar um bom acordo que não retire os direitos já conquistados na Convenção Coletiva.
Já avançamos na negociação com dezoito sindicatos patronais, porém o SINCODIV (Sindicato Intermunicipal dos Concessionários e Distribuidoras de Veículos do RS) e o SINPROFAR (Sindicato do Comércio Varejista de produtos Farmacêuticos do RS) estão dificultando a situação.
Claramente eles querem aplicar a Reforma Trabalhista no setor. Estão emperrando o fechamento da Convenção em pontos onde o Sindec quer garantir a manutenção de conquistas, como por exemplo, a obrigatoriedade do sindicato homologar a rescisão dos comerciários com mais de um ano de empresa.
A quem interessa o Sindec não conferir se os direitos dos comerciários serão assegurados no momento da rescisão de contrato? Se as empresas têm a intenção de cumprir o que determina a lei, por que não querem esta cláusula na Convenção?
Precisamos da categoria unida e mobilizada para barrar qualquer retrocesso. Vamos continuar nossa luta para garantir que nenhum direito seja retirado e que a Reforma Trabalhista, que veio para precarizar o trabalho, não seja aplicada no comércio!

Após ação de fiscalização do Sindec, foram regularizados os registros nas carteiras de trabalho e formalizados os contratos dos funcionários.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).

Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.

A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.

Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.

A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.