Ações na defesa do aumento salarial dos trabalhadores.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Empresários de concessionárias e farmácias querem retirar direitos dos comerciários!
por Gabriella Oliveira | Precisamos da categoria unida e mobilizada para barrar qualquer retrocesso.
A categoria comerciária de Porto Alegre está em Campanha Salarial e a diretoria do Sindec tem se empenhado para fechar um bom acordo que não retire os direitos já conquistados na Convenção Coletiva.
Já avançamos na negociação com dezoito sindicatos patronais, porém o SINCODIV (Sindicato Intermunicipal dos Concessionários e Distribuidoras de Veículos do RS) e o SINPROFAR (Sindicato do Comércio Varejista de produtos Farmacêuticos do RS) estão dificultando a situação.
Claramente eles querem aplicar a Reforma Trabalhista no setor. Estão emperrando o fechamento da Convenção em pontos onde o Sindec quer garantir a manutenção de conquistas, como por exemplo, a obrigatoriedade do sindicato homologar a rescisão dos comerciários com mais de um ano de empresa.
A quem interessa o Sindec não conferir se os direitos dos comerciários serão assegurados no momento da rescisão de contrato? Se as empresas têm a intenção de cumprir o que determina a lei, por que não querem esta cláusula na Convenção?
Precisamos da categoria unida e mobilizada para barrar qualquer retrocesso. Vamos continuar nossa luta para garantir que nenhum direito seja retirado e que a Reforma Trabalhista, que veio para precarizar o trabalho, não seja aplicada no comércio!
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.