Eleições Sindicais: ato confirma a inscrição de chapa única
por Gabriella Oliveira | A votação acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de junho.
Na noite da última segunda-feira (30), ocorreu o ato de encerramento de inscrições de chapas para as eleições sindicais do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre. A ação confirmou a inscrição de chapa única. A chapa 1, "Sempre Fazendo Mais Por Você", tem como candidato a reeleição o atual Presidente da entidade, Nilton Neco.
O evento contou com a participação de sindicalistas e dirigentes de diversos setores e Centrais Sindicais e ocorreu no auditório da sede central do sindicato, a partir das 18h30, horário em que oficialmente encerrou o prazo para inscrição de chapas.
É de se admirar o nível de transparência que o Sindec sempre teve em suas eleições, tornando públicas todas as etapas que fazem parte do processo", salientou o dirigente da UGT, Cícero Silva. O dirigente da CGTB, Eder Pereira, também ressaltou a legitimidade do processo eleitoral da entidade, que sempre foi clara em suas ações.
Para o atual Secretário-geral do Sindec, Clàudio Janta, a inscrição de apenas uma chapa, é sinônimo de reconhecimento. "Não escondemos nossa eleição, pois temos feito um bom trabalho na defesa dos comerciários e isso nos levou a chapa única. Esse trabalho é a soma de tudo que é feito no dia a dia em conjunto, todos nós fazemos o Sindec", avaliou.
Cumprindo o processo legal, o Presidente da Comissão Eleitoral, Dionísio Mazui, deu por encerrado o período de inscrições e salientou o desejo de que as eleições transcorram com tranquilidade.
A votação acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de junho, para renovação dos membros da Diretoria Administrativa Efetiva, Diretoria Administrativa Adjunta, Conselho Fiscal Efetivo e seus suplentes e Diretoria Sindical de Base.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.