
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Na noite da última segunda-feira (30), ocorreu o ato de encerramento de inscrições de chapas para as eleições sindicais do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre. A ação confirmou a inscrição de chapa única. A chapa 1, "Sempre Fazendo Mais Por Você", tem como candidato a reeleição o atual Presidente da entidade, Nilton Neco.
O evento contou com a participação de sindicalistas e dirigentes de diversos setores e Centrais Sindicais e ocorreu no auditório da sede central do sindicato, a partir das 18h30, horário em que oficialmente encerrou o prazo para inscrição de chapas.
É de se admirar o nível de transparência que o Sindec sempre teve em suas eleições, tornando públicas todas as etapas que fazem parte do processo", salientou o dirigente da UGT, Cícero Silva. O dirigente da CGTB, Eder Pereira, também ressaltou a legitimidade do processo eleitoral da entidade, que sempre foi clara em suas ações.
Para o atual Secretário-geral do Sindec, Clàudio Janta, a inscrição de apenas uma chapa, é sinônimo de reconhecimento. "Não escondemos nossa eleição, pois temos feito um bom trabalho na defesa dos comerciários e isso nos levou a chapa única. Esse trabalho é a soma de tudo que é feito no dia a dia em conjunto, todos nós fazemos o Sindec", avaliou.
Cumprindo o processo legal, o Presidente da Comissão Eleitoral, Dionísio Mazui, deu por encerrado o período de inscrições e salientou o desejo de que as eleições transcorram com tranquilidade.
A votação acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de junho, para renovação dos membros da Diretoria Administrativa Efetiva, Diretoria Administrativa Adjunta, Conselho Fiscal Efetivo e seus suplentes e Diretoria Sindical de Base.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).