por Gabriella Oliveira | Sindicato conta com a participação dos associados.
Nos dias 21, 22 e 23 de junho os comerciários de Porto Alegre irão escolher a nova diretoria que irá ficar à frente da entidade pelos próximos quatro anos. Concorre ao pleito a Chapa 1 "Sempre Fazendo Mais por Você", única inscrita, liderada pelo atual presidente da entidade, Nilton Neco.
Comerciários e comerciárias sócios do Sindec podem votar tanto nas duas urnas instaladas na sede do sindicato (Rua General Vitorino, 113, térreo), quanto nas urnas itinerantes que vão percorrer os principais locais de trabalho.
Mesmo sendo um pleito que busca a reeleição, membros do sindicato estão realizando intenso trabalho para contar com a participação da maioria dos sócios. O processo tem como Presidente da Comissão Eleitoral, o dirigente Dionísio Mazuí, que é Presidente em exercício da Federação dos Comerciários da Força Sindical-RS.
Para o candidato à reeleição como presidente, todo o processo está sendo realizado com transparência, desde o momento da publicação dos editais na imprensa até a divulgação nos meios de comunicação do próprio sindicato.
Mostramos que primamos pela democracia não apenas no discurso. Esperamos que esta eleição consolide o trabalho de uma diretoria que está trabalhando há alguns anos com grandes conquistas para a categoria", disse Neco.
Os horários de votação na sede do Sindec-POA são das 8h30min até às 19h30. As urnas itinerantes percorrerão as lojas das 10h às 22h. Para votar, basta apresentar a carteira de sócio do Sindec-POA ou um documento de identidade.
Eleições
Dias: 21, 22 e 23 de junho
Onde: Sede do Sindec-POA (Rua General Vitorino, nº113)
Hora: Das 8h30 às 19h30
** As urnas passarão nos locais de trabalho das 10h às 22h
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.