Eleição para nova diretoria da OIT e empregos na atualidade concentram debates em Genebra, diz presidente do Sindec-POA

Conforme o sindicalista, a pauta das discussões se concentraram na condição dos empregos atuais e na eleição para a nova diretoria da OIT.

O presidente do Sindec-POA e secretário de RI da Força Sindical, Nilton Neco, voltou de temporada de encontros e reuniões no Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra, na Suíça. Conforme o sindicalista, a pauta das discussões da 313ª Reunião do Conselho de Administração da OIT se concentrou na condição dos empregos atuais e na eleição para a nova diretoria da OIT.

Pelo menos, nove candidatos se apresentaram para concorrer ao cargo de diretor-geral da OIT. O prazo final é maio, quando ocorre o pleito no dia 28.

Durante os encontros em Genebra, Neco relatou que os concorrentes passaram por sabatinas. "Numa primeira rodada, todos se apresentaram, com cada candidato fazendo sua explanação. Depois respondiam perguntas feitas pelos entes tripartites (trabalhadores, empresários e governos)", disse.

Os candidatos representam América, África, Ásia e Europa. A bancada dos trabalhadores apoia o candidato Guy Ryder, ex-secretário geral da Confederação Sindical Internacional (CSI).

O próximo encontro internacional do movimento sindical será o Congresso da Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas (CSA) e acontece em Foz do Iguaçu, Paraná, entre os dias 17 e 20 de abril de 2012.

Mais informações sobre o candidato a diretor-geral pela bancada dos Trabalhadores clique aqui.