
Sindec notifica 70 empresas por descumprirem a Convenção no feriado
A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.
Em um domingo de confraternização com a família comerciária, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre teve motivo duplo para comemorar. Diretoria, colaboradores, comerciários, aposentados e seus familiares compareceram na Casa do Gaúcho para celebrar os 81 anos do Sindec-POA e o Dia dos Pais.
Esses 81 anos de história, foram construídos com sacrifício, unidade da categoria e muita determinação da diretoria. Chegamos aos 81 anos como se fossemos um jovem de 20 anos, com muita força e determinação para continuar na luta pelos direitos dos trabalhadores comerciários de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo," afirmou o Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco.
Durante a festa, diversas atrações estiveram disponíveis para os comerciários. Houve distribuição de erva-mate e água quente para quem levou o seu chimarrão, e para quem não levou, a degustação da bebida e de chás esteva à disposição no estande da ervateira Barão de Cotegipe. A criançada também se divertiu com os brinquedos infláveis, pipoca, churros, algodão-doce e outras guloseimas.
Ao som da Banda Estandarte do Samba, um delicioso almoço foi servido para a categoria. O samba de raiz, que embalou o domingo dos comerciários, também foi o ritmo que ditou o "Parabéns à você", cantado com carinho por todos ao Sindec-POA.
Este é um dia muito especial onde celebramos os 81 anos do Sindec. É um sindicato que tem um papel muito importante para os comerciários de Porto Alegre. É uma entidade amiga, parceira, sempre disponível a ajudar, seja na hora da saúde, entretenimento e principalmente para melhorar a vida das pessoas. A diretoria escolheu esse dia muito especial para a comemoração, porque se juntou uma homenagem aos pais e uma homenagem ao sindicato, que é também o pai dos comerciários de Porto Alegre e vem avançando nas conquistas para a categoria", concluiu o Secretário-geral do Sindec-POA e Presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta.
Entrega do Troféu Semear 2013
O ponto alto da festa de comemoração dos 81 anos do Sindec-POA foi a entrega do "Troféu Semear 2013". Ele é concedido à pessoas que dedicaram sua vida ao sindicato, estiveram ao lado dos comerciários e foram destaque no sindicalismo.
Este ano quatro homenageados foram agraciados. O sindicalista Adão Eduardo Haggsträn, recebeu o troféu dos diretores Luis Carlos Barbosa e Hilza Moraes e os diretores Américo Cordeiro e Marcelo furtado, entregaram o troféu para o comerciário aposentado Artur Lencini.
Também recebeu a homenagem a Dr.ª Raffaelina Garcia, há 40 anos funcionária do Sindec-POA. O troféu foi entregue pelo Presidente Nilton Neco e o secretário-geral, Cláudio Janta. Finalizando as comemorações, o Vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, foi agraciado com o troféu, recebido por toda a diretoria executiva do Sindec: Presidente Nilton Neco, Secretário-geral, Cláudio Janta, diretores Marcelo Furtado, Cláudio Correa, Valdir Lima, Luis Carlos Barbosa, Sandra Medeiros, Tania Ruchinsque e Hilza Moraes.
A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.