Domingo de festa marcou os 81 anos do Sindec-POA e o Dia dos Pais com a família comerciária
Gabriella Oliveira

Na oportunidade ocorreu a entrega do Troféu Semear 2013.

Em um domingo de confraternização com a família comerciária, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre teve motivo duplo para comemorar. Diretoria, colaboradores, comerciários, aposentados e seus familiares compareceram na Casa do Gaúcho para celebrar os 81 anos do Sindec-POA e o Dia dos Pais.

“Esses 81 anos de história, foram construídos com sacrifício, unidade da categoria e muita determinação da diretoria. Chegamos aos 81 anos como se fossemos um jovem de 20 anos, com muita força e determinação para continuar na luta pelos direitos dos trabalhadores comerciários de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo,” afirmou o Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco.

Durante a festa, diversas atrações estiveram disponíveis para os comerciários. Houve distribuição de erva-mate e água quente para quem levou o seu chimarrão, e para quem não levou, a degustação da bebida e de chás esteva à disposição no estande da ervateira Barão de Cotegipe. A criançada também se divertiu com os brinquedos infláveis, pipoca, churros, algodão-doce e outras guloseimas.

Ao som da Banda Estandarte do Samba, um delicioso almoço foi servido para a categoria. O samba de raiz, que embalou o domingo dos comerciários, também foi o ritmo que ditou o “Parabéns à você” , cantado com carinho por todos ao Sindec-POA.

“Este é um dia muito especial onde celebramos os 81 anos do Sindec. É um sindicato que tem um papel muito importante para os comerciários de Porto Alegre. É uma entidade amiga, parceira, sempre disponível a ajudar, seja na hora da saúde, entretenimento e principalmente para melhorar a vida das pessoas. A diretoria escolheu esse dia muito especial para a comemoração, porque se juntou uma homenagem aos pais e uma homenagem ao sindicato, que é também o pai dos comerciários de Porto Alegre e vem avançando nas conquistas para a categoria”, concluiu o Secretário-geral do Sindec-POA e Presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta.

**Entrega do Troféu Semear 2013 **

O ponto alto da festa de comemoração dos 81 anos do Sindec-POA foi a entrega do “Troféu Semear 2013”.  Ele é concedido à pessoas que dedicaram sua vida ao sindicato, estiveram ao lado dos comerciários e foram destaque no sindicalismo.

Este ano quatro homenageados foram agraciados. O sindicalista Adão Eduardo Haggsträn, recebeu o troféu dos diretores Luis Carlos Barbosa e Hilza Moraes e os diretores Américo Cordeiro e Marcelo furtado, entregaram o troféu para o comerciário aposentado Artur Lencini.

Também recebeu a homenagem a Dr.ª Raffaelina Garcia, há 40 anos funcionária do Sindec-POA. O troféu foi entregue pelo Presidente Nilton Neco e o secretário-geral, Cláudio Janta. Finalizando as comemorações, o Vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, foi agraciado com o troféu, recebido por toda a diretoria executiva do Sindec: Presidente Nilton Neco, Secretário-geral, Cláudio Janta, diretores Marcelo Furtado, Cláudio Correa, Valdir Lima, Luis Carlos Barbosa, Sandra Medeiros, Tania Ruchinsque e Hilza Moraes.