Diretoria da Federação realiza reunião estadual e define pautas sindicais para 2013

O presidente da Federação, Clàudio Janta, apresentou algumas informações referentes ao projeto que regulamenta a categoria de comerciário e à votação do Fator Previdenciário.

A diretoria da Fetracos realizou na manhã desta segunda-feira, 19, a reunião ordinária para planejamento das ações da federação, projeções políticas e de encaminhamento sindical para 2013.

O presidente da Federação, Clàudio Janta, apresentou algumas informações referentes ao projeto que regulamenta a categoria de comerciário e à votação do Fator Previdenciário, estimada para o ocorrer entre o dia 20 e o dia 22, de acordo com o Presidente da Câmara, Marco Maia. O Congresso Nacional da Força Sindical 2013 também foi tema da reunião, sendo repassado aos diretores que o evento irá ocorrer em Praia Grande – SP. “Entre os meses de abril e maio irá acontecer o Congresso Estadual, para que sejam formadas as delegações”, afirmou Janta.

O vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui levantou questões referentes ao ato unificado entre as centrais sindicais de valorização do Salário Mínimo Regional, ocorrido na última semana. O governo estadual chegou a um consenso e fechou em 10% o índice de reajuste do piso. Apesar de ficar abaixo dos 13% solicitados pelas centrais sindicais, o valor foi considerado satisfatório e adequado à previsão que vinha sendo feita com base na economia.

Na ordem do dia foram realizadas ainda a apreciação das cláusulas sobre Saúde e Segurança no Trabalho para a futura Convenção Coletiva de Trabalho em Farmácias e Drogarias pertencentes ao SINPROFAR/RS, campanhas salariais e as pautas sindicais no Congresso.

A próxima reunião da Fetracos ocorrerá no dia 18 de dezembro. O local será confirmado nos próximos dias.