Diretor jurídico do Sindec concede entrevista para produção de campanha sobre assédio moral
por Gabriella Oliveira | O dirigente destacou a Convenção de Saúde e Segurança do setor de farmácias.
A Argo Propaganda está desenvolvendo um projeto audiovisual sobre o assédio moral. O trabalho consiste em alertar as instituições, seja empresa, seja entidade sindical, sobre esta prática, considerada por muitos especialistas como o mal do século nas relações de trabalho.
O diretor do Departamento Jurídico do Sindec, Valdir Santos de Lima, que também é secretário da Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical-RS, esteve na agência como convidado do projeto e destacou a renovação da primeira Convenção Coletiva de Trabalho do RS para Saúde e Segurança do Trabalho.
O acordo foi assinado pela primeira vez em 2013, entre Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores no Comércio da Força Sindical do RS (Fetracos-RS), Drogarias Mais Econômica S.A. e Grupo Brasil Pharma. Com vigência entre 2013 e 2015, foi recentemente renovado até julho de 2017.
O documento firmado entre trabalhadores e empregadores marca um avanço na melhoria das condições de trabalho. Foi elaborado por uma comissão tripartite envolvendo sindicalistas, empresas Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), visando garantir mais segurança e saúde no trabalho, implementando soluções nas empresas que alcancem os objetivos de proteção do trabalhador.
A partir da convenção, os trabalhadores que atuam nos setores das caixas operadoras, por exemplo, tiveram melhorias ergonômicas. Higiene, salubridade e limpeza dos espaços de trabalho também são cuidados aprimorados nos estabelecimentos pactuantes.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.