Diretor jurídico do Sindec concede entrevista para produção de campanha sobre assédio moral
por Gabriella Oliveira | O dirigente destacou a Convenção de Saúde e Segurança do setor de farmácias.
A Argo Propaganda está desenvolvendo um projeto audiovisual sobre o assédio moral. O trabalho consiste em alertar as instituições, seja empresa, seja entidade sindical, sobre esta prática, considerada por muitos especialistas como o mal do século nas relações de trabalho.
O diretor do Departamento Jurídico do Sindec, Valdir Santos de Lima, que também é secretário da Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical-RS, esteve na agência como convidado do projeto e destacou a renovação da primeira Convenção Coletiva de Trabalho do RS para Saúde e Segurança do Trabalho.
O acordo foi assinado pela primeira vez em 2013, entre Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores no Comércio da Força Sindical do RS (Fetracos-RS), Drogarias Mais Econômica S.A. e Grupo Brasil Pharma. Com vigência entre 2013 e 2015, foi recentemente renovado até julho de 2017.
O documento firmado entre trabalhadores e empregadores marca um avanço na melhoria das condições de trabalho. Foi elaborado por uma comissão tripartite envolvendo sindicalistas, empresas Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), visando garantir mais segurança e saúde no trabalho, implementando soluções nas empresas que alcancem os objetivos de proteção do trabalhador.
A partir da convenção, os trabalhadores que atuam nos setores das caixas operadoras, por exemplo, tiveram melhorias ergonômicas. Higiene, salubridade e limpeza dos espaços de trabalho também são cuidados aprimorados nos estabelecimentos pactuantes.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.