Diretor do Sindec participa de Seminário sobre a Juventude Negra

Jefferson Tiego participou como Secretário da Juventude da Força Sindical.

Durante os dias 23 e 24 de fevereiro, o Secretário da Juventude da Força Sindical, Jefferson Tiego, participou em Salvador/ Bahia, do Seminário “Juventude Negra, Mercado de Trabalho e Movimento Sindical”.

O evento foi uma realização do Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial - INSPIR, formado pela Força Sindical, CUT e UGT, que pela primeira vez, reuniu a juventude para discutir exclusivamente a situação do jovem negro no mercado de trabalho.

“O principal debate acerca deste tema é a questão das cotas. É um assunto de extrema importância para corrigir as desigualdades sociais, mas temos que começar a discutir de uma forma mais ampla, analisando e cobrando do poder público medidas que insiram a qualificação, educação e cultura dentro da periferia, onde vive a maior parte da população negra hoje”, ressalta Tiego.

O Secretário ainda afirma que “o Brasil vive um racismo velado” e que as resoluções destacadas no evento irão contribuir pela busca da igualdade racial. Um grupo formado por jovens das três centrais sindicais vai trabalhar exclusivamente nesse debate em âmbito nacional. Os sindicalistas também irão discutir sobre o extermínio da juventude negra, que segundo pesquisas, é 3 vezes maior do que o da juventude não negra.