Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Dia do Trabalhador será comemorado com grande festa organizada pela Força Sindical-RS
por Gabriella Oliveira | No dia 1º a Central participa às 9h da Procissão pelo Dia do Trabalhador no Santuário Nossa Senhora do Trabalho.
A Força Sindical comemora o 1° de Maio no Rio Grande do Sul com atrações e atividades culturais diversificadas para o trabalhador. A programação apresenta uma série de atrações planejadas com o objetivo de oferecer aos trabalhadores um dia diferenciado, repleto de momentos especiais de diversão, lazer e entretenimento.
No Parque da Redenção (próximo ao espelho d’agua), haverá um trio elétrico que, a partir das 14 horas, irá receber as seguintes atrações artísticas: César Oliveira e Rogério Melo (Regionalista), Valéria Houston (Pop e Axé) e a banda Samba Free (Samba e Pop).
Outro destaque do evento será a rodada de sorteios de um carro 0km, três viagens para o Beto Carrero e três viagens para o Natal Luz de Gramado.
No dia 1º a Central participa às 9h da Procissão pelo Dia do Trabalhador no Santuário Nossa Senhora do Trabalho (Rua Benno Ments, 1560). A concentração ocorrerá no Lar do Idoso Tenente Ary Tarrago e a missa campal será às 10h.
Vai ser um 1º de maio onde reafirmamos nossa luta pela Pauta Trabalhista com matéria de interesse de toda a sociedade, pois é direcionada ao desenvolvimento do País. Também defendemos a luta dos sindicatos e federações pela contribuição sindical, que permite que as entidades dos trabalhadores tratem as coisas de igual para igual com empresários e continuem lutando para garantir benefícios. Conclamamos todos para participar da ampla programação organizada para comemorar a data!", convida o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta.
Consolidada no rol de atividades sociais promovidas pela Força Sindical-RS, a festa do Dia do Trabalhador evidencia o espaço cada vez mais significativo ocupado pelos trabalhadores de diversas categorias na sociedade.
O evento deste ano ainda contará com plataformas de acessibilidade como tradutora de libras no palco, e na área pública banheiro químico para deficientes físicos.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.