Departamento jurídico participa de curso de formação em Cuba
por Gabriella Oliveira | Diretores integraram uma delegação da Força Sindical Nacional.
De 11 a 18 de novembro de 2015, 18 dirigentes e assessores sindicais da Força Sindical do RS, SC, GO e SP integraram a caravana para visitar e participar do Curso de Formação de Instrutores da Central dos Trabalhadores Cubanos (CTC) em parceria com a Secretaria de Formação Sindical da Força Sindical Nacional, em Havana/Cuba.
O diretor jurídico do Sindec-POA, Valdir Lima, e os advogados Angelo Cesar Diel e Sílvio Mauro Fagundes Ribeiro Junior, integraram a delegação brasileira. Entre os objetivos do curso, destacam-se: contribuir para o desenvolvimento do processo de formação de formadores sindicais na América Latina; valorizar o papel do formador sindical dentro da complexa realidade do sindicalismo na América Latina; promover relações de solidariedade com os líderes trabalhistas latino-americanos e conhecer detalhes sobre os direitos trabalhistas, principais demandas no segmento e os problemas enfrentados pelos sindicatos cubanos.
Nossa ida a Cuba foi extremamente importante, o Curso de Formação de Instrutores abrange vários assuntos, é muito amplo. Nele vivenciamos uma mudança na política, se não nos prepararmos vamos perder para o capital. Para crescer politicamente e ser um dirigente sindical temos que ter formação. Tivemos a oportunidade de acompanhar e compartilhar os conhecimentos e a vivência do povo cubano, seus costumes, a cultura, a generosidade e as adversidades de um povo revolucionário", destacou Valdir.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.