
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

De 11 a 18 de novembro de 2015, 18 dirigentes e assessores sindicais da Força Sindical do RS, SC, GO e SP integraram a caravana para visitar e participar do Curso de Formação de Instrutores da Central dos Trabalhadores Cubanos (CTC) em parceria com a Secretaria de Formação Sindical da Força Sindical Nacional, em Havana/Cuba.
O diretor jurídico do Sindec-POA, Valdir Lima, e os advogados Angelo Cesar Diel e Sílvio Mauro Fagundes Ribeiro Junior, integraram a delegação brasileira. Entre os objetivos do curso, destacam-se: contribuir para o desenvolvimento do processo de formação de formadores sindicais na América Latina; valorizar o papel do formador sindical dentro da complexa realidade do sindicalismo na América Latina; promover relações de solidariedade com os líderes trabalhistas latino-americanos e conhecer detalhes sobre os direitos trabalhistas, principais demandas no segmento e os problemas enfrentados pelos sindicatos cubanos.
Nossa ida a Cuba foi extremamente importante, o Curso de Formação de Instrutores abrange vários assuntos, é muito amplo. Nele vivenciamos uma mudança na política, se não nos prepararmos vamos perder para o capital. Para crescer politicamente e ser um dirigente sindical temos que ter formação. Tivemos a oportunidade de acompanhar e compartilhar os conhecimentos e a vivência do povo cubano, seus costumes, a cultura, a generosidade e as adversidades de um povo revolucionário", destacou Valdir.

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.