por Jousi Quevedo | Após a aula de encerramento, foram entregues os certificados e realizada uma avaliação conjunta do curso. Os alunos destacaram o volume de informação e a didática na condução das aulas.
Encerrou na manhã desta sexta-feira, 17, mais um curso de CIPA promovido pelo Sindec-POA em empresas da cidade. Ministradas pelo técnico em Segurança do Trabalho, Osvaldo de Oliveira, as aulas foram assistidas por nove cipeiros da Alpha Química.
No currículo do curso foram trabalhados assuntos como condições de trabalho e ambiente dentro da empresa, acidentes e doenças de trabalho, princípios de higiêne e controle de riscos, bem como as atribuições da comissão. Além disso foram abordados temas como doenças sexualmente transmissíveis e outras questões pertinentes à saúde e segurança. "Além do conteúdo estebelecido pelo programa do governo, buscamos agregar conhecimentos adquiridos dentro do sindicato e na vivência do dia a dia das empresas", explicou o técnico Osvaldo de Oliveira.
Após a aula de encerramento, foram entregues os certificados e realizada uma avaliação conjunta do curso. Os alunos destacaram o volume de informação e a didática na condução das aulas. "Como trabalhamos com produtos químicos tem bastante coisas perigosaas, então foram esclarecidos várias coisas em relação a cuidados e manuseios de equipamento, que é o dia a dia da empresa", contou Aldo Rocha dos Santos, do departamento Financeiro. O conteúdo do curso foi bastante elogiado pelos participantes. "Gostei bastante, já é o meu segundo treinamento de Cipa e achei muito mais completo", declarou a Gestora da Qualidade, Loice da Silva.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.