Crédito ao consumidor deverá crescer a partir de abril, diz Serasa

Índice registrou alta de 0,7%, aos 100,3 pontos em novembro de 2012.

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor aponta que haverá crescimento na concessão a partir do segundo trimestre de 2013. O índice registrou alta de 0,7% em novembro de 2012, atingindo o patamar de 100,3 pontos.

De acordo com a Serasa, no estudo divulgado nesta segunda-feira (7), essa foi a primeira vez desde outubro de 2011 que o indicador ficou acima do nível 100, "sinalizando que as concessões de crédito ao consumidor deverão retomar um crescimento mais vigoroso a partir do segundo trimestre deste ano".

Na avaliação dos economistas da Serasa, o aumento da inadimplência entre 2011 e 2012 impediu um desempenho mais favorável das concessões de crédito neste período. "É justamente a normalização gradativa dos níveis de inadimplemento que irá proporcionar, juntamente com os estímulos monetários e fiscais em curso e com o bom momento vivido pelo mercado de trabalho, uma retomada mais firme das concessões de crédito", disse a Serasa, em nota.

Empresas

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas, também apresentado nesta segunda, registrou queda de 0,3% em novembro de 2012, atingindo o patamar de 100,3.

Segundo a Serasa, o indicador continua oscilando acima do nível 100 há alguns meses, indicando que as concessões de crédito às empresas deverão acompanhar a trajetória gradual de recuperação do crescimento econômico.