CPI busca apurar causas do fechamento de lojas e postos de trabalho nos shoppings
Shopping com loja fechada

Requerimento de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito foi protocolado pelo vereador Clàudio Janta

Foi apresentado pelo vereador Clàudio Janta (Solidariedade), que é Secretário-geral do Sindec-POA, um pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar as razões do fechamento de lojas e postos de trabalho nos shopping centers da Capital. O requerimento, protocolado na Câmara Municipal nesta segunda-feira (8), conta com 16 assinaturas.

A intenção da CPI é apurar temas que afetam a economia em nossa cidade e que causam enorme desemprego, que cresce assustadoramente em nosso país, batendo recordes todos os meses. Neste cenário, esta Casa Legislativa não pode ficar alheia a este fato econômico e social" justifica o vereador.

Na justificativa do pedido o vereador reforça que é notória a crise provocada pela retração nas vendas em função da recessão econômica e dos altos custos de aluguel. A situação tem sido pautada com frequência nos últimos meses pelos lojistas, diante das dificuldades em renegociar termos, que têm levado ao fechamento de lojas e desemprego de centenas de comerciários.

A estimativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) indica que, em 2016, os shoppings no Estado perderam 1.023 lojas, queda de 12,91% ante o ano anterior. Em Porto Alegre, onde o conflito ganha corpo, a taxa média de vacância subiu de 9,96% em 2015 para 12,54% em 2016, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).