Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Confiança dos empresários do comércio tem leve alta em março
por Gabriella Oliveira | Icec subiu 2,1% na comparação com fevereiro, mas recuou 0,2% ante 2012. Nível de satisfação com desempenho do setor está desfavo.
Os empresários do comércio estão mais confiantes em março que há um mês, embora o nível de confiança, quando comparado a igual mês do ano passado, tenha apresentado leve recuo.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta quarta-feira (27), atingiu 126,9 pontos em março, alta de 2,1% em relação a fevereiro e queda de 0,2% ante 2012.
De acordo com a entidade, a percepção ainda desfavorável em relação às condições econômicas do país evitou que o Icec registrasse a primeira alta em nove meses, na base de comparação anual.
O nível de satisfação dos empresários do comércio com o desempenho do setor atingiu 99,5 pontos em março e se mostra predominantemente desfavorável. Para a CNC, este resultado reflete a perda de fôlego das vendas do setor.
Apesar disso, as expectativas para os próximos meses seguem favoráveis, com este subíndice variando 1,5% e 4,8%, em relação a 2012 e a fevereiro, respectivamente.
Com variação um pouco menor, de 1,1% ante 2012, o nível de investimentos foi impulsionado pela maior propensão à realização de contratações. A alta de 2,1% em relação a fevereiro, por sua vez, reflete a retomada do nível de atividade do setor após o primeiro bimestre sazonalmente mais fraco.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.