
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Após três dias de processo eleitoral do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre, na noite da última quinta-feira (23) a apuração confirmou a vitória da chapa 1 "Sempre Fazendo Mais por Você", liderada pelo atual Presidente da entidade, o sindicalista Nilton Neco, com 98,78% de aprovação da categoria.
A votação, que iniciou na terça-feira (21), teve quatro urnas fixas, dividas entre a sede central e o Departamento Médico, e doze urnas itinerantes que percorreram os locais de trabalho para coletar os votos dos associados. Ao final de cada dia de trabalho, a Comissão Eleitoral fez o cruzamento da relação de votantes para garantir que não houvesse duplicidade de votos.
O processo de apuração iniciou após a chegada da última urna que ainda percorria os shoppings centers. O Presidente da Comissão Eleitoral, Dionísio Mazuí, abriu os trabalhos agradecendo a todos os sindicatos que se uniram para conduzir o processo.
A expressão política do Sindec se faz sentir através da participação dos comerciários e do apoio das entidades. Durante todo o período eleitoral o processo ocorreu dentro da normalidade comprovando o fortalecimento da democracia sindical", salientou.
Na sequência, Mazuí concedeu a continuidade dos trabalhos ao vice-presidente da Força Sindical Nacional e Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, Miguel Torres, que coordenou a apuração dos votos. "Me sinto honrado de ser responsável pela apuração desde sindicato importante e atuante, que tem uma história de luta e superação", disse.
As urnas lacradas foram abertas em frente ao público que acompanhava a apuração e voto a voto foi sendo contabilizado pelos fiscais, confirmando a participação de mais de 48% dos votantes na eleição.
Agradeço ao apoio de todos que nos ajudaram, especialmente a nossa categoria por terem votado e confiado na diretoria. Isso foi o que possibilitou termos uma votação expressiva e termos a motivação necessária para continuar desenvolvendo um trabalho sério pelos próximos quatro anos", sublinhou o Presidente reeleito, Nilton Neco.
O ato contou com a participação do Ministro do Trabalho, Deputado Ronaldo Nogueira, que assinou a ata de apuração. Foram eleitas Diretoria Executiva, Diretoria Administrativa Adjunta, Conselho Fiscal e Diretoria Sindical de Base.
A posse está marcada para o dia 30 de outubro, em solenidade que também irá homenagear a categoria pelo Dia do Comerciário.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.