Comerciários receberão homenagem na Câmara de Vereadores

Foi aprovado nesta quarta-feira (30/10) o requerimento de autoria do vereador Clàudio Janta (SDD) para homenagem os comerciários.

Foi aprovado nesta quarta-feira (30/10) o requerimento de autoria do vereador Clàudio Janta (SDD), que também é Secretário-geral do Sindec-POA, para homenagear os comerciários de Porto Alegre na Câmara Municipal. Conforme o dispositivo, fica definido que o período de comunicações da sessão legislativa da próxima segunda-feira (4/11), será destinado a assinalar a passagem do Dia do Comerciário, celebrado neste dia 30 de outubro.

A homenagem é uma das medidas propostas pelo vereador em relação à categoria, que inicia a luta da campanha salarial em prol de aumento real. Recentemente, Janta cobrou na tribuna o cumprimento da Lei Complementar nº 284/92, que dispõe do Código de Edificações de Porto Alegre, definindo que estabelecimentos devem prover estrutura adequada aos funcionários. Também tramita o Projeto de Lei do Legislativo 293/2013, de sua autoria, que inclui o Dia Municipal dos Comerciários no Calendário de Datas Comemorativas do Município de Porto Alegre.

Neste ano os trabalhadores do comércio também receberam homenagem proposta pelo vereador Clàudio Janta em abril, durante sessão solene pelos 80 anos do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA). Durante a homenagem, Janta frisou que se sente um representante da categoria e que, antes de vereador, é um comerciário: "Hoje eu estou vereador, e disso não esqueço nunca".