
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Com a votação expressiva de 10.675 votos, o candidato a vereador Clàudio Janta foi eleito neste domingo, dia 7/10, após uma campanha disputada e apertada no Município de Porto Alegre. Janta, que também é presidente licenciado da Força Sindical-RS, pautou sua trajetória política e sindical na luta pelos trabalhadores e conquistou o 8º lugar como um dos candidatos mais votados em Porto Alegre. Ele assume o mandato 2013-2017 na Câmara de Vereadores de Porto Alegre pelo PDT. Oriundo do movimento sindical comerciário, Janta é uma grande novidade no Legislativo da Capital.
A vitória do sindicalista significa também a volta da representação de uma das categorias mais importantes de Porto Alegre ao Legislativo Municipal. Há 40 anos, os comerciários não contavam com uma representação política eleita. Essa história começou a mudar há três meses, quando foi lançada a candidatura de Janta com amplo apoio da categoria dos comerciários. Janta enfocou nas ações as comunidades nas vilas da periferia e dos morros e o que é fundamental para Porto Alegre incluir com dignidade todos os seus habitantes. Moradia, transporte, saneamento básico, segurança, educação e acesso à cultura deram a tônica das demandas levantadas e mostradas pelo futuro vereador.
Os resultados da eleição foram aguardados por Janta, acompanhado de diretores do Sindec, comerciários e colaboradores no Comitê de Campanha situado na Avenida São Pedro. A expectativa era grande e a confiança também.
Após a divulgação oficial dos eleitos, a vitória foi comemorada com a militância, apoiadores, amigos, familiares em um carnaval de rua na Avenida São Pedro. A cada palavra dita por Janta, os tambores rufavam junto a gritos de vitória e o jingle da campanha contagiando a todos os presentes.
Agradeço a todos que acreditaram na nossa vitória, que lutaram comigo e que acreditaram que tínhamos que entrar no coração das pessoas que sabem que a nossa cidade tem muito a melhorar no atendimento à saúde e em outros aspectos fundamentais. Agradeço àqueles sabem que as pessoas precisam de dignidade para viver", disse.
Sobre a votação expressiva Janta destacou a confiança depositada em seu trabalho. "Estes mais de 10 mil votos só aumentam a responsabilidade, que já tínhamos no movimento sindical. Essa vitória é compartilhada com cada um de vocês que empunharam a bandeira de nossa campanha e foram espontaneamente visitar os bairros, bater na porta das casas. Pessoas lutaram por 90 dias acreditando neste projeto. Acreditando na mudança que é viável e é possível", ressaltou.
Agradeço a todas as pessoas que se dedicaram e explicaram nossas propostas", declarou Clàudio Janta, muito emocionado.
O prefeito José Fortunati, também oriundo do movimento sindical, foi reeleito prefeito de Porto Alegre com 65,22% dos votos válidos.
Texto: Josemari Quevedo.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.