Comerciários de Porto Alegre elegem representante na Câmara de Vereadores; Janta fica entre os mais votados

O secretário-geral do Sindec/Porto Alegre, Clàudio Janta, foi eleito ontem, dia 7/10/2012, vereador de Porto Alegre.

Com a votação expressiva de 10.675 votos, o candidato a vereador Clàudio Janta foi eleito neste domingo, dia 7/10, após uma campanha disputada e apertada no Município de Porto Alegre. Janta, que também é presidente licenciado da Força Sindical-RS, pautou sua trajetória política e sindical na luta pelos trabalhadores e conquistou o 8º lugar como um dos candidatos mais votados em Porto Alegre. Ele assume o mandato 2013-2017 na Câmara de Vereadores de Porto Alegre pelo PDT. Oriundo do movimento sindical comerciário, Janta é uma grande novidade no Legislativo da Capital.

A vitória do sindicalista significa também a volta da representação de uma das categorias mais importantes de Porto Alegre ao Legislativo Municipal. Há 40 anos, os comerciários não contavam com uma representação política eleita. Essa história começou a mudar há três meses, quando foi lançada a candidatura de Janta com amplo apoio da categoria dos comerciários. Janta enfocou nas ações as comunidades nas vilas da periferia e dos morros e o que é fundamental para Porto Alegre incluir com dignidade todos os seus habitantes. Moradia, transporte, saneamento básico, segurança, educação e acesso à cultura deram a tônica das demandas levantadas e mostradas pelo futuro vereador.

Os resultados da eleição foram aguardados por Janta, acompanhado de diretores do Sindec, comerciários e colaboradores no Comitê de Campanha situado na Avenida São Pedro. A expectativa era grande e a confiança também.

Após a divulgação oficial dos eleitos, a vitória foi comemorada com a militância, apoiadores, amigos, familiares em um carnaval de rua na Avenida São Pedro. A cada palavra dita por Janta, os tambores rufavam junto a gritos de vitória e o jingle da campanha contagiando a todos os presentes.

"Agradeço a todos que acreditaram na nossa vitória, que lutaram comigo e que acreditaram que tínhamos que entrar no coração das pessoas que sabem que a nossa cidade tem muito a melhorar no atendimento à saúde e em outros aspectos fundamentais. Agradeço àqueles sabem que as pessoas precisam de dignidade para viver", disse.

Sobre a votação expressiva Janta destacou a confiança depositada em seu trabalho. "Estes mais de 10 mil votos só aumentam a responsabilidade, que já tínhamos no movimento sindical. Essa vitória é compartilhada com cada um de vocês que empunharam a bandeira de nossa campanha e foram espontaneamente visitar os bairros, bater na porta das casas. Pessoas lutaram por 90 dias acreditando neste projeto. Acreditando na mudança que é viável e é possível", ressaltou.

"Agradeço a todas as pessoas que se dedicaram e explicaram nossas propostas”, declarou Clàudio Janta, muito emocionado.

O prefeito José Fortunati, também oriundo do movimento sindical, foi reeleito prefeito de Porto Alegre com 65,22% dos votos válidos.

Texto: Josemari Quevedo.