Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Com taxa de 3,7%, Porto Alegre tem menor desemprego do país em julho

por |
Pesquisa do IBGE apontou leve queda no índice na comparação com o mês anterior.

Com uma taxa de 3,7%, Porto Alegre manteve o posto de região metropolitana com menor desemprego do país em julho. A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira, dia 22, apontou uma leve queda no índice na comparação com junho (3,9%) e também em relação ao mesmo mês do ano passado (3,8%). A população sem emprego na região metropolitana da capital gaúcha é de aproximadamente 74 mil pessoas.

Na comparação com junho, a ocupação na indústria cresceu 5,4% e a construção apresentou redução de 8,8%. Os demais grupos de atividade ficaram estáveis. Já o rendimento médio dos trabalhadores de Porto Alegre ficou em R$ 1.856,70 em julho, redução de 0,8% na comparação com o mês anterior e alta de 5,2% no ano. No mês, somente os trabalhadores por conta própria registraram redução em seus rendimentos (4,6%). O rendimento médio real dos demais trabalhadores apresentou crescimento, com destaque para os rendimentos dos empregados sem carteira no setor privado (9,1%).

Nas seis regiões metropolitanas que compõem a pesquisa do IBGE, a taxa de desemprego ficou em 5,6% no mês, abaixo dos 6% registrados em junho. O número de trabalhadores desocupados ficou em 1,4 milhão e a população ocupada chegou a 23,1 milhões. Os trabalhadores com carteira assinada no setor privado são 11,6 milhões e o rendimento real atual ficou em R$ 1.848,40.

Fonte: Zero Hora

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias