Com taxa de 3,7%, Porto Alegre tem menor desemprego do país em julho

Pesquisa do IBGE apontou leve queda no índice na comparação com o mês anterior.

Com uma taxa de 3,7%, Porto Alegre manteve o posto de região metropolitana com menor desemprego do país em julho. A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira, dia 22, apontou uma leve queda no índice na comparação com junho (3,9%) e também em relação ao mesmo mês do ano passado (3,8%). A população sem emprego na região metropolitana da capital gaúcha é de aproximadamente 74 mil pessoas.

Na comparação com junho, a ocupação na indústria cresceu 5,4% e a construção apresentou redução de 8,8%. Os demais grupos de atividade ficaram estáveis. Já o rendimento médio dos trabalhadores de Porto Alegre ficou em R$ 1.856,70 em julho, redução de 0,8% na comparação com o mês anterior e alta de 5,2% no ano. No mês, somente os trabalhadores por conta própria registraram redução em seus rendimentos (4,6%). O rendimento médio real dos demais trabalhadores apresentou crescimento, com destaque para os rendimentos dos empregados sem carteira no setor privado (9,1%).

Nas seis regiões metropolitanas que compõem a pesquisa do IBGE, a taxa de desemprego ficou em 5,6% no mês, abaixo dos 6% registrados em junho. O número de trabalhadores desocupados ficou em 1,4 milhão e a população ocupada chegou a 23,1 milhões. Os trabalhadores com carteira assinada no setor privado são 11,6 milhões e o rendimento real atual ficou em R$ 1.848,40.

Fonte: Zero Hora