Colocando os pingos nos Is sobre a contribuição sindical
Nilton Neco

.

Na última semana a contribuição aos sindicatos tomou as manchetes dos principais veículos de comunicação, pintando mais uma vez o Movimento Sindical como vilão que tem apenas o intuito de arrecadar o dinheiro do trabalhador.

Precisamos esclarecer que o que está em discussão no STF, não é a volta do Imposto Sindical, extinto em 2017 com a Reforma Trabalhista. O que está sendo discutido na corte, é a obrigatoriedade da Contribuição Assistencial, tanto para trabalhadores sindicalizados ou não, mas que também se beneficiam das conquistas obtidas através da negociação das entidades.

Também é importante salientar que, no caso da contribuição assistencial, mesmo com a obrigatoriedade do desconto, os trabalhadores têm direito a manifestarem a oposição.

O momento é muito sério. Pintam os sindicatos como preocupados em arrecadar, mas o que preocupa realmente é a manutenção das entidades que realmente representam o trabalhador, como o Sindec-POA, que tem uma trajetória de 90 anos de luta em defesa da categoria comerciária.

Toda a nossa atuação sempre foi pautada no compromisso e transparência de nossas ações, com prestação de conta nas nossas Assembleias e participação ativa dos comerciários em todos os processos decisivos para a categoria.

Precisamos manter nosso sindicato fortalecido para garantir os direitos conquistados e seguirmos na luta por mais avanços.

Quem une, conquista!

Nilton Neco,