Clàudio Janta classifica como “abusivo” o reajuste da tarifa de ônibus em Porto Alegre
Ligiane Brondani

Janta ainda destaca, com indignação, a exclusão da central nas discussões sobre a alteração do valor, ponto que afeta diretamente os trabalhadores da capital gaúcha.

A partir da próxima segunda-feira (25/03) a passagem de ônibus em Porto Alegre passará a custar R$ 3,05. O reajuste foi aprovado na quinta-feira (21/03) pelo prefeito em exercício, Sebastião Melo. O aumento de 7,02% em relação aos atuais R$ 2,85 foi votado pelo Conselho Municipal de Transporte Urbano (Comtu).

O líder da Força Sindical no Rio Grande do Sul e secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, se manifestou a respeito do reajuste e apontou como um “abuso contra os trabalhadores” o novo valor da tarifa de ônibus.

Janta ainda destaca, com indignação, a exclusão da central nas discussões sobre a alteração do valor, ponto que afeta diretamente os trabalhadores da capital gaúcha e vai diretamente contra o esforço de todos os setores da sociedade para combater a inflação.

“Existe um conselho para discutir este reajuste, do qual a Força Sindical-RS faz parte e, em nenhum momento, foi chamada para o debate. Mais uma prova da ganância das empresas de ônibus é o fato de cobrarem dos motoristas e cobradores a vacina contra a gripe. Isso tudo é um descaso com os trabalhadores”, declarou o sindicalista.

Ele ainda propõe que, em caso de descontentamento por parte das empresas, essas devem devolver as concessões à Prefeitura para que novas licitações sejam abertas a outras empresas.