Mundo sindical.

Navegação principal do site

Clàudio Janta classifica como “abusivo” o reajuste da tarifa de ônibus em Porto Alegre

por |
Janta ainda destaca, com indignação, a exclusão da central nas discussões sobre a alteração do valor, ponto que afeta diretamente os trabalhadores da capital gaúcha.

A partir da próxima segunda-feira (25/03) a passagem de ônibus em Porto Alegre passará a custar R$ 3,05. O reajuste foi aprovado na quinta-feira (21/03) pelo prefeito em exercício, Sebastião Melo. O aumento de 7,02% em relação aos atuais R$ 2,85 foi votado pelo Conselho Municipal de Transporte Urbano (Comtu).

O líder da Força Sindical no Rio Grande do Sul e secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, se manifestou a respeito do reajuste e apontou como um "abuso contra os trabalhadores" o novo valor da tarifa de ônibus.

Janta ainda destaca, com indignação, a exclusão da central nas discussões sobre a alteração do valor, ponto que afeta diretamente os trabalhadores da capital gaúcha e vai diretamente contra o esforço de todos os setores da sociedade para combater a inflação.

Existe um conselho para discutir este reajuste, do qual a Força Sindical-RS faz parte e, em nenhum momento, foi chamada para o debate. Mais uma prova da ganância das empresas de ônibus é o fato de cobrarem dos motoristas e cobradores a vacina contra a gripe. Isso tudo é um descaso com os trabalhadores", declarou o sindicalista.

Ele ainda propõe que, em caso de descontentamento por parte das empresas, essas devem devolver as concessões à Prefeitura para que novas licitações sejam abertas a outras empresas.

Notícias

Sindec dá a largada na Campanha Salarial dos comerciários

A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.

Lançamento da Campanha Salarial 2025/26 ocorre nessa quinta-feira

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.

Carregando as notícias