
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, representou o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, na reunião das centrais sindicais nesta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, sobre o piso regional.
Conforme Mazui, foi dada uma síntese dos encaminhamentos realizados pelas centrais desde a última reunião, que ocorreu semana passada. Ficou confirmada para o dia 27 de fevereiro, às 8h45min, audiência com o governador Tarso Genro. Foram agendadas também reuniões com o colégio de líderes da Assembleia Legislativa amanhã, dia 14/2, às 11h30min, e com as bancadas do PP (amanhã às 13h45min), bancada do PSB (dia 15/2 às 11h) e bancada do PT (dia 16/02 às 11h).
Em comum acordo entre as centrais, foram escolhidos um represente de cada Central Sindical para compor uma comissão de trabalho a fim de garantir a execução das tarefas acordadas pelo grande grupo. A Força Sindical será representada por Dionísio Mazui, presente nas duas reuniões já realizadas.
Em sua manifestação, o representante da Central defendeu a realização de ampla campanha de mobilização incluindo visitação a cada deputado com assento na Assembleia Legislativa com o objetivo de gerar comprometimento com a defesa e votação favorável ao projeto de reajuste do Piso REgional. Também foi proposta uma campanha com adesivos para identificar se o deputado está a favor ou contra o projeto.
Também defendemos a divulgação em todas as ferramentas disponíveis em redes sociais de quem são realmente os parlamentares que estão a favor dos trabalhadores, bem como a divulgação de todos esses dados em instrumentos de divulgação dos sindicatos filiados às nossas centrais e federações", afirmou Mazui.
Queremos também que a utilização de dados econômicos e estatisticos do DIEESE sobre a evolução do salário mínimo nacional e sua relação com o Piso Regional sejam frisados, além de indicadores econômicos sobre o desempenho da economia do Rio Grande do Sul em 2011 e suas perspectivas para 2012", explicou Mazui.

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.