Centrais sindicais vão realizar campanha direta com governador e deputados estaduais pelo Piso Regional
por Jousi Quevedo | O vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, representou Janta na reunião.
O vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, representou o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, na reunião das centrais sindicais nesta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, sobre o piso regional.
Conforme Mazui, foi dada uma síntese dos encaminhamentos realizados pelas centrais desde a última reunião, que ocorreu semana passada. Ficou confirmada para o dia 27 de fevereiro, às 8h45min, audiência com o governador Tarso Genro. Foram agendadas também reuniões com o colégio de líderes da Assembleia Legislativa amanhã, dia 14/2, às 11h30min, e com as bancadas do PP (amanhã às 13h45min), bancada do PSB (dia 15/2 às 11h) e bancada do PT (dia 16/02 às 11h).
Em comum acordo entre as centrais, foram escolhidos um represente de cada Central Sindical para compor uma comissão de trabalho a fim de garantir a execução das tarefas acordadas pelo grande grupo. A Força Sindical será representada por Dionísio Mazui, presente nas duas reuniões já realizadas.
Em sua manifestação, o representante da Central defendeu a realização de ampla campanha de mobilização incluindo visitação a cada deputado com assento na Assembleia Legislativa com o objetivo de gerar comprometimento com a defesa e votação favorável ao projeto de reajuste do Piso REgional. Também foi proposta uma campanha com adesivos para identificar se o deputado está a favor ou contra o projeto.
Também defendemos a divulgação em todas as ferramentas disponíveis em redes sociais de quem são realmente os parlamentares que estão a favor dos trabalhadores, bem como a divulgação de todos esses dados em instrumentos de divulgação dos sindicatos filiados às nossas centrais e federações", afirmou Mazui.
Queremos também que a utilização de dados econômicos e estatisticos do DIEESE sobre a evolução do salário mínimo nacional e sua relação com o Piso Regional sejam frisados, além de indicadores econômicos sobre o desempenho da economia do Rio Grande do Sul em 2011 e suas perspectivas para 2012", explicou Mazui.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.