Ações na defesa do aumento salarial dos trabalhadores.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Categoria Comerciária. Cruze os braços e vamos à luta!
por Gabriella Oliveira | Neste próximo dia 11 de julho, quinta-feira, Sindec-POA também estará engajado na luta pelos direitos dos trabalhadores.
Neste próximo dia 11 de julho, quinta-feira, o Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec-POA) também estará engajado nesta luta pelos direitos dos trabalhadores. Assim como os rodoviários, que já decidiram cruzar os braços, os comerciários da Capital vão aderir ao movimento.
Até agora, o povo nas ruas já mostrou que a pressão é decisiva para que governos e políticos se mexam. Chegou a hora de cobrar Postos de Saúde 24 horas, transporte de qualidade, segurança para as famílias, educação integral, fim do Fator Previdenciário e nova tabela de Imposto de Renda com isenção até R$ 6 mil.
Juntos com toda sociedade também exigimos menos impostos, juros baixos, Reforma Tributária e investimentos no mercado interno. De maneira geral, existe desconforto entre as famílias dos trabalhadores. Elas sentem a decomposição dos salários pela inflação, que ganha cada vez mais força e, com isso, diminui o poder de compra e penaliza as pessoas de menor renda. É importante mostrar esta insatisfação da categoria com o atual modelo econômico.
É hora de somar os esforços de todos para melhorar o Brasil. O nosso movimento é sem máscara, de cara limpa e com objetivos claros. Advertimos aos lojistas para que tomem as medidas necessárias para evitar a ação dos provocadores.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.