
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

Neste próximo dia 11 de julho, quinta-feira, o Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec-POA) também estará engajado nesta luta pelos direitos dos trabalhadores. Assim como os rodoviários, que já decidiram cruzar os braços, os comerciários da Capital vão aderir ao movimento.
Até agora, o povo nas ruas já mostrou que a pressão é decisiva para que governos e políticos se mexam. Chegou a hora de cobrar Postos de Saúde 24 horas, transporte de qualidade, segurança para as famílias, educação integral, fim do Fator Previdenciário e nova tabela de Imposto de Renda com isenção até R$ 6 mil.
Juntos com toda sociedade também exigimos menos impostos, juros baixos, Reforma Tributária e investimentos no mercado interno. De maneira geral, existe desconforto entre as famílias dos trabalhadores. Elas sentem a decomposição dos salários pela inflação, que ganha cada vez mais força e, com isso, diminui o poder de compra e penaliza as pessoas de menor renda. É importante mostrar esta insatisfação da categoria com o atual modelo econômico.
É hora de somar os esforços de todos para melhorar o Brasil. O nosso movimento é sem máscara, de cara limpa e com objetivos claros. Advertimos aos lojistas para que tomem as medidas necessárias para evitar a ação dos provocadores.
Nilton Neco- Presidente do Sindec/Porto Alegre

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.