por Jousi Quevedo | Pesquisa mostra que a taxa do rotativo teve queda de 2,62%.
Os consumidores pagaram pela primeira vez, no mês passado, uma taxa de juros menor no rotativo do cartão de crédito. Pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) mostrou que a taxa cobrada caiu, em média, 2,62% em setembro sobre agosto, passando de 10,69% para 10,41% ao mês.
É o primeiro recuo em 33 meses para o consumidor. Apesar da queda, quem deixa de pagar o total da fatura do cartão de um mês para outro arca, em média, com taxas de 228,17% ao ano, sobre o valor principal do débito.
Outras modalidades de crédito também registraram queda, segundo o levantamento. A taxa de juros média para pessoa física apresentou redução de 0,21 ponto percentual no mês, o que equivale a queda de 3,49%, de 6,02%, em agosto, para 5,81%, em setembro. Esta é a menor taxa desde 1995. O levantamento indica ainda que, no comércio, os juros foram reduzidos em 7,69%.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.